TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS MATHEUS MANZI FURTADO

Por:   •  25/11/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.029 Palavras (5 Páginas)  •  150 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS

MATHEUS MANZI FURTADO

GESTÃO DE TI

  1. Nós conversamos um pouco sobre planejamento estratégico, sua importância para a organização e sua relação com a área de TI. Explique o que é planejamento estratégico para uma organização.

Aquele auxilia os gestores da área pensarem até longo prazo, seus principais mais importantes são: missão, visão, objetivos, metas e criatividade.

  1. Uma das ferramentas do planejamento estratégico é a matriz SWOT (ou FOFA em português). Imagine a empresa que você trabalha hoje (ou uma empresa que você conheça) e defina a matriz SWOT dessa organização. Descreva pelo menos 5 pontos em cada quadrante:

FORÇA

- Produtos qualificados

- Boa localização

- Ótimos preços

- Sustentável

- Personalizada

OPORTUNIDADES

- Mercado reconhecido

- Parceria com outras empresas

- Exploração em outras regiões

- Menos concorrência

- Publicação em notas

FRAQUEZAS

- Marketing

- Menos participativo

- Comunicação

- Funcionários mal treinados

- Alto custo

AMEAÇAS

- Inexperiência no ramo

- Concorrentes preparados

- Novas tecnologias

- Alteração cultural

- Preços

  1. Agora que já entendemos o que é um planejamento estratégico, listamos fatores internos e externos de nossa organização e também mapeamos ameaças, oportunidades, forças e fraquezas é possível começarmos a elaborar alguns objetivos a serem atingidos. Mas antes disso vamos entender como elaborar de forma inteligente essas metas: Pesquise e responda como funcionam metas SMART.

SMART é uma forma mais eficiente para criar as metas, funciona para que cada meta é verificada se possui os requisitos para atingir o resultado.

Specific ou especifica, para conseguir objetivos traçados em uma meta, é preciso ter necessário para os envolvidos entendam o que trata.

Measurable ou mensurável, para aumentar a satisfação dos clientes com a sua marca. Porém, você não faz essa avaliação, não tem uma pesquisa de satisfação. Então, você não conseguiria acompanhar o desempenho das ações e dizer que a meta foi alcançada.

Attainable ou atingível, para atingir a meta, esse erro é muito prejudicial, pois pode desmotivar a equipe e gerar uma enorme frustração. Estratégias e ações serão desenhadas, mas os resultados esperados não serão alcançados.

Relevant ou relevante, quando você cria uma meta e designa responsáveis, serão elaboradas estratégias para que os resultados sejam alcançados. Porém, quanto mais relevante for a meta, mais motivados estarão os envolvidos. Claro, considerando que sejam metas alcançáveis.

Time based ou temporal, qualquer meta traçada deve ter prazo. Se você cria um objetivo e não estabelece um tempo, ele pode ser alcançado em 1 dia, 1 mês, 1 ano.

  1. Excelente, agora que você já sabe como escrever metas e objetivos de forma inteligente façamos um exercício: Você precisa escrever o planejamento estratégico, objetivos que guiarão a empresa nos próximos anos. Escreva pelo menos 5 objetivos estratégicos para a sua empresa.

Os Objetivos Estratégicos são as metas globais e amplas da organização e devem estar diretamente relacionadas a missão da empresa.

  • Reduzir os custos operacionais;
  • Expandir os negócios da empresas ( criar mais unidades, crescer );
  • Aumentar a capacidade de atendimento a clientes;
  • Aumentar a estabilidade econômica da empresa;
  • Desenvolver franquias da marca da empresa

  1. Estamos indo muito bem. Além do planejamento estratégico existe também o tático e operacional. Pesquise e responda: Qual a diferença entre esses três tipos de planejamento?

A diferença entre eles são:

planejamento estratégico, as ações dele são criadas pensando em longo prazo e é é a visão do futuro da organização, que se estrutura nos fatores ambientais externos, e nos fatores internos, onde definimos os valores, visões e missão da organização.

Planejamento tático, as ações são aplicadas geralmente no período de 1 a 3 anos mensurando ações para um futuro mais próximo do que o visado no planejamento estratégico, ou seja, médio prazo. Tem um envolvimento mais limitado, a nível departamental, envolvendo às vezes apenas um processo de ponta a ponta.

Planejamento operacional, as ações que são aplicadas em curto prazo, geralmente no período de 3 a 6 meses, onde saem as ações e metas traçadas pelo nível tático para atingir os objetivos das decisões estratégicas.

  1. Sabemos que o planejamento estratégico tem como foco o longo prazo e é responsabilidade da alta direção da organização. Agora já o planejamento tático e operacional possui prazos e pessoas envolvidas diferentes. Quem são os envolvidos e qual o prazo do planejamento tático e do planejamento operacional?

O envolvimento de planejamento tático é mais limitado, envolve o processo de todos. O seu prazo é médio prazo, de 1 a 3 anos. E o planejamento operacional envolve mais atingimento dos objetivos das decisões, o seu prazo é curto, de 3 a 6 meses.  

  1. Agora que já entendemos o planejamento operacional, sua dimensão e responsabilidade faremos um novo exercício. Mas antes disso quero que você responda o que é e para que serve a ferramenta 5W2H.

5W2H é um tipo “checklist”, para checar as determinadas atividades que precisam ser desenvolvidas com o máximo de clareza possível por parte dos colaboradores da empresa, é muito útil para as empresas, uma vez que elimina por completo qualquer dúvida que possa surgir sobre um processo ou sua atividade. Serve para estabelecer uma estratégia de ação para identificação e proposição de soluções de determinados problemas que queira sanar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (64.2 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com