TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Um Dia De VerãoAPLICAÇÃO DO MASP / PDCA Em uma empresa de aviação, com o objetivo de aumentar

Tese: Um Dia De VerãoAPLICAÇÃO DO MASP / PDCA Em uma empresa de aviação, com o objetivo de aumentar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/2/2014  •  Tese  •  4.232 Palavras (17 Páginas)  •  334 Visualizações

Página 1 de 17

A APLICAÇÃO DO MASP/PDCA EM UMA EMPRESA DE AVIAÇÃO VOLTADA PARA O AUMENTO DA

DISPONIBILIDADE DE HELICÓPTEROS, MODELO SIKORSKY

S76C+, EM OPERAÇÕES OFF-SHORE

Diante do crescimento das explorações de petróleo na costa brasileira, as empresas de aviação têm a oportunidade mercadológica de oferecer serviços para operações off-shore, sendo este, um transporte de passageiros da costa até as plataformmas de petróleo. O presente trabalho tem como objetivo, analisar os motivos pelos quais uma determinada empresa de prestação de serviços na área da aviação, não consegue atender de forma adequada às necessidades das empresas de exploração de petróleo, devido ao alto índice de indisponibilidade de seus helicópteros. Este trabalho caracteriza-se como uma pesquisa do tipo exploratória em forma de um estudo de caso, onde, o universo pesquisado compreende a empresa pesquisada, e a amostra será basicamente oito aeronaves do modelo SIKORSKY S76C+. Os dados para a pesquisa em questão foram obtidos através de documentos fornecidos pela empresa e através do método de observação participante, realizado por um dos autores da pesquisa. Para essa análise aplicou-se o Método de Análise e Solução de Problemas (MASP/PDCA) e suas ferramentas associadas, com o intuito de além de identificar as possíveis causas raízes que geram essa indisponibilidade, mensurar os prejuízos relacionados e propor alternativas para buscar a solução dos problemas. Os dados obtidos neste trabalho não podem ser generalizados, sendo os seus resultados apenas para análise específica da realidade estudada, no entanto, a

aplicação da metodologia realizada serve de base para o estudo de problemas semelhantes em empresas afins.

Palavras-chaves: Aviação, Off-Shore, Indisponibilidade, MASP.

1. Introdução

Nos últimos anos, em decorrência do aumento da exploração de petróleo no Brasil, as empresas do ramo da aviação voltadas para as operações com helicópteros, principalmente aquelas que comercializam serviços para operações off-shore, têm buscado cada vez mais crescer e consolidar-se neste mercado, com o objetivo de atender as necessidades dos exploradores de petróleo. Todo esse crescimento traz também a preocupação dos empresários em atingir a excelência dessas operações aéreas com base nas melhores práticas internacionais, principalmente no que diz respeito à disponibilidade de suas aeronaves.

Os helicópteros SIKORSKY modelo S76C+, são os mais utilizados nessas operações, pois além de ser uma aeronave de médio porte, tem capacidade de transportar doze passageiros em condições normais e ser utilizada como transporte aeromédico. Voam em média doze horas/dia em várias etapas de voo, principalmente das cidades de Macaé-RJ, Rio de Janeiro- RJ e Vitória-ES para as mais de trinta plataformas de petróleo existentes nessas regiões.

Em decorrência disso, busca-se com a utilização de metodologias de gestão da qualidade, a otimização dos processos deixando as empresas capazes de minimizar os impactos gerados pela indisponibilidade de suas aeronaves. Dentre as diversas metodologias existentes, a Metodologia de Análise e Solução de Problemas (MASP), baseada na aplicação de ferramentas da qualidade, facilita de forma clara, objetiva e ordenada a identificação e a solução dos problemas.

1.1 Problema de pesquisa

Como aumentar a disponibilidade dos helicópteros de uma empresa de aviação a partir do uso do MASP/PDCA?

1.2 Contexto do problema

A necessidade das empresas de aviação em poder oferecer os seus serviços sempre que necessário, faz com que fiquem atentas aos problemas que ocorrem com suas aeronaves no cotidiano. Porém, esses problemas, na maioria dos casos, saem do controle, ou seja, não são solucionados em tempo hábil, agravando com isso o tempo de disponibilidade dessas aeronaves.

1.3 Pressuposto do trabalho

A indisponibilidade dos helicópteros preocupa e muito os executivos das empresas de aviação, seja ela de grande ou pequeno porte, pois, quanto maior esta indisponibilidade, maior serão as perdas de receita.

Acredita-se que o uso do MASP/PDCA contribuirá para identificar e corrigir as falhas do processo, diminuindo com isso, o tempo de indisponibilidade dos helicópteros.

1.4 Objetivo geral

Identificar os problemas e as principais causas que contribuem para a indisponibilidade dos helicópteros S76C+ em operações off-shore.

1.4.1 Objetivos específicos

a) Mapear os problemas e as possíveis causas raízes relacionadas à indisponibilidade dos helicópteros no período de Julho a Dezembro de 2009.

b) Mensurar os prejuízos relacionados à indisponibilidade dos helicópteros.

c) Propor alternativas que buscam a solução dos problemas dos helicópteros utilizando o MASP/PDCA.

1.5 Justificativa

As empresas do ramo da aviação, principalmente aquelas que prestam serviços para operação

off-shore têm cada vez mais aumentado a sua preocupação com relação à indisponibilidade de

suas aeronaves. Esta indisponibilidade gera um prejuízo em torno de US$ 15.600/dia por aeronave.

A utilização de uma metodologia capaz de identificar e corrigir os desvios poderá ser muito útil para a empresa, uma vez que, reduzindo a indisponibilidade de suas aeronaves, elas possivelmente passarão a ter um melhor relacionamento com as empresas contratantes e, consequentemente, uma maior fatia no mercado que hoje é bastante concorrido.

Diante

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.3 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com