TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Wirelles

Por:   •  10/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.059 Palavras (9 Páginas)  •  277 Visualizações

Página 1 de 9

Avaliação da Disciplina Tecnologia da Informação

Prof. Camilo Mussi

WIRELLES

ESAD MBA  - T 59

MÓDULO GENERALISTA

2012

[pic 1]

Professor Camilo Mussi

ESAD MBA MÓDULO  GENERALISTA T 59

INDÍCE

INTRODUÇÃO  ..........................................................................................................................01

NOTAS E OBSRVAÇÕES EM NÍVEL GERENCIAL ...........................................................................07

BIBLIOGRAFIA...........................................................................................................................09

[pic 2]

O  Futuro é agora !

01

Introdução

[pic 3]

As novas tecnologias transformam cada vez mais a forma como vemos, produzimos e interagimos com os mais diferentes tipos de informação. A já popular internet wireless eliminou as fronteiras de mobilidade e acessibilidade para muitos usuários, principalmente para os adeptos dos laptops.

Com o crescente avanço dos equipamentos móveis, era de se esperar que os usuários dos desktops também tivessem melhorias significativas tanto com o tamanho quanto com as tecnologias da estrutura de seus computadores.

Mouses e Teclados

Se tantos equipamentos já se vêem livres de fios e conexões desnecessárias, porque com os periféricos e outros itens de informática seria diferente? Os mouses e teclados wireless já estão no mercado há algum tempo, mas sabemos o que é importante observar na escolha deste tipo de equipamento?

As tecnologias mais comuns comportam equipamentos que usam radiofrequência ou conexão bluetooth. No caso dos equipamentos com radio freqüência, a conexão com o micro é feita por um receptor USB. Os que utilizam bluetooth também se comunicam por meio de receptores, mas se o  micro ou laptop já tiver

02

um adaptador bluetooth embutido, a integração entre os aparelhos é bem mais simples.

[pic 4]

Observada esta diferença, a outra variação importante é o preço. Com diversas opções, há os modelos mais básicos, que são consequentemente mais baratos e o mais elaborados, que têm preços proporcionais ao número de funções e opções extras. Para a maior parte dos usuários um modelo mais simples certamente já será capaz de satisfazer as principais necessidades de funcionalidade e mobilidade, mas para os mais exigentes, os preços serão equivalentes ao que procuram.

Seja qual for o modelo que procuramos, há os quesitos elementares que estarão presentes em todas as variações de teclado e mouse wireless. Quanto à distância, a média entre os modelos é a garantia de alcance de 10 metros – mais que suficiente não precisar ficar colado à tela do computador. O interessante do limite do alcance é se você for utilizar seu kit com programas e aparelhos multimídia. Dependendo do modelo que  escolher, tanto o teclado  quanto o mouse podem servir de controle remoto, joystick ou painel de funções.

[pic 5]

A maioria dos modelos utiliza  pilhas, mas há algumas exceções que têm baterias integradas. Mesmo que você utilize pilhas recarregáveis, pode ficar tranquilo  que o aproveitamento dos aparelhos é excelente. Se os equipamentos forem utilizados por uma média de 10 horas diárias, é bem provável que você só vá precisar efetuar uma troca ou recarga a cada 2 meses.

03

Impressoras e Multifuncionais

[pic 6]

Muitas Impressoras e Multifuncionais também utilizam a tecnologia Wireless para se integrar às redes. Assim, fica muito mais fácil enviar os documentos para impressão de qualquer lugar que você esteja. Esta funcionalidade é particularmente útil em escritórios ou pequenas redes domésticas. A integração do equipamento à rede ocorre como se a impressora ou multifuncional fosse um dispositivo extra  capaz de enviar e receber dados na rede local.

E é claro que se vamos falar da integração de impressoras e multifuncionais às redes wireless, não podemos deixar de falar dos equipamentos necessários à montagem de sua rede, seja ela cabeada ou sem fio.

Modens, Roteadores e Access Points 

Em linhas gerais, para que uma rede seja funcional, é preciso que se tenha um aparelho que faça a comunicação entre seu plano de banda larga e seus computadores. É claro que também é possível montar uma rede apenas entre computadores e os aparelhos para isso são bem mais simples, bastando apenas um hub ou switch.

Para a montagem de uma rede sem fio, há três cenários possíveis para que se conecte mais que um computador simultaneamente à rede interna e à internet.

1 – Modem e Roteador Wireless
Um modem cabendo, basta que  a conexão entre os dois aparelhos com as configurações apropriadas para uma rede wireless totalmente funcional seja criada.

2 – Modem, Roteador e Access Point
Se  já tem um modem e um roteador, será preciso apenas um Access Point  para que se transmita o sinal sem fio para os computadores e dispositivos de rede

3-Modem Wireless Roteado
Com toda a praticidade, já há alguns modems roteados e adaptados às redes sem fio, bastando que se tenha apenas um aparelho para operacionalizar  a rede wireless.

OBSERVAÇÕES TÉCNICAS

As redes wireless tem a facilidade de comunicação entre dois ou mais dispositivos através de sua mobilidade, originando diversos padrões e protocolos. Os dados em uma rede sem fio trafegam no ar livremente, deixando o acesso a eles sem muito controle. O que naturalmente fez com que surgissem vários ataques a este tipo de rede, tornando a segurança um fato altamente discutido pelos estudiosos da área.

Nos últimos anos o mundo tem presenciado uma expansão extraordinária no desenvolvimento e disseminação de aplicações em rede, exigindo destas mais eficiências e eficácia. Visando atender a estes fatores as redes de comunicação  tiveram que  se adaptar e consequentemente buscar outras soluções.

A necessidade de velocidade nas transmissões bem como a mobilidade foram fatores primordiais para o surgimento de novos tipos de redes. Este último impulsionou a criação de um meio wireless de comunicação entre computadores e as redes

corporativas. Na final da década de 90, o IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), anunciava o padrão IEEE 802.11 para as primeiras redes sem fio. Redes essas na qual a mobilidade supera as redes    08

cabeadas até então existentes; atualmente apresentam um melhor custo/benefício, em virtude do baixo custo de instalação; e ainda a facilidade de adaptação das  rede wireless em contraposição a uma rede de cabos.

[pic 7]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.2 Kb)   pdf (356.8 Kb)   docx (195.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com