TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema Wirelles

Artigos Científicos: Sistema Wirelles. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2014  •  696 Palavras (3 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 3

WWAN

Wireless Wide Area Network-Rede de Longa Distância sem-fio) : E a tecnologia usada pelas operadoras de celulares para transmissão. Trata-se das redes sem fio mais comuns. As proncipais tecnologias são:

• GSM (Global System for Mobile Communication)

• GPRS ( General Packet Radio Service)

• UMTS (Universal Mobile Telecommunication System)

O padrão GSM ( Global System for Mobile comunnications)

Constitui no início do século XXI o padrão de telefonia móvel, uma segunda geração (2G).Batizada em 1982 como “Grupo Especial Móvel” , em 1991 tornou-se internacionalmente “Global System for Mobile communications”

Utiliza padrões diferentes de frequência no mundo, variando entre 900 e 1 800 MHz e 1900 MHZ.

Transmite no máximo 9,6 kbps, onde se transmite bem a voz e SMS e MMS.

Nomeação do Celular

Asredes de celular se baseiam em noção de células, onde cada célula é chamada de “estação básica”. Nas cidades são utilizadas células que atingem regiões menores enquanto que no campo são necessárias células que atingem quilômetros.

Na rede celular cada célula é cercada por mais seis células vizinhas a fim de evitar interferências de células vizinhas.

Arquitetura darede GSM

Numa rede GSM, o terminal do utilizador chama-se estação móvel e este é composta por um Cartão SIM m( Subscriber Identity Module).

Os aparelhos são identificados através do número IMEI (International Mobile Equipment Identity).E os cartões SIM possui uma identificação secreta chamada IMSI( International Mobile Subscriber Identity), que podem ser protegidas por uma senha PIN de 4 digítos.

O cartão SIM permite assim identificar cada utilizador, independentemente do terminal utilizado aquando da comunicação com uma estação básica. A comunicação metre uma estaçãomóvel e a estação básica faz-se através de uma relação radio, geralmente chamado conversão ar.

As estações básicas e o controlador de rede são responsáveis pela distribuição dos recursos e esse conjunto constitui o subsistemade rádio ( em inglês BSS para Base StationSubsystem).

Por último, os controladores de estação estão ligados fisicamente ao centro de comutação do serviço móvel (em inglês MSC para Móvel Switching Center).O MSC faz parte de um sub sistema de rede, encarregado de gerir identidades dos utilizadores, a sua localização e o estabelecimento da comunicação com os outros assinantes.

MSC está ligado geralmente a bases de dados que asseguram funções complementares:

 Registro dos assinantes locais. Contém informações sobre os assinantes inscritos na zona do computador.

 Registro dos Assinantes visitantes. Reenvia dados sobre um novo utilizador a partir do HLR que corresponde a sua zona de assinatura e quando se tem um longo período de inatividade esse dados são apagados.

 Registro dos terminais . Base de dados que posiciona terminais móveis.

 Centro de Autenticação. Verifica a identidade dos utilizadores.

Arede celular assim formada foi concebida para suportar a mobilidade graças á gestão do handover, ou seja, a passagem de uma célula à outra.

As

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com