TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Apostila de Química Orgânica Experimental

Por:   •  27/7/2023  •  Ensaio  •  1.754 Palavras (8 Páginas)  •  37 Visualizações

Página 1 de 8
  1. Oleaginosas

         As oleaginosas são plantas que produzem frutos, e um grupo de alimentos que inclui nozes, castanhas, amêndoas e várias outras sementes ricas em óleo. Esses alimentos são conhecidos por serem nutritivos e benéficos para a saúde devido aos seus nutrientes e propriedades.

         O Brasil tem muitos recursos naturais renováveis, especialmente na região amazônica. Nessa parte do país, existem muitas plantas diferentes, algumas delas produzem sementes que podem ser transformadas em óleos vegetais com características e usos variados. Esses óleos têm substâncias químicas especiais e propriedades físicas diferentes umas das outras. Isso significa que eles podem ser usados de várias maneiras.

         Existem muitas plantas que produzem sementes oleaginosas e crescem naturalmente na vasta região que compreende a bacia do rio Amazonas. Essas plantas são extremamente importantes e valiosas, e é difícil encontrar variedades tão significativas em qualquer outra parte do mundo. As características dessas sementes variam bastante, tanto em termos de forma quanto em qualidade das gorduras que produzem. No estado do Pará essas sementes representam uma valiosa fonte de riqueza natural, que tem sido explorada cada vez mais.

         No estado do Pará, há muito tempo, as pessoas costumavam usar as sementes de andiroba para fazer óleo, esse processo de fabricação era ensinado pelos índios. O óleo produzido era usado para iluminar ambientes e para fazer um tipo de sabão chamado cacau, que utilizava cinzas das cascas do fruto do cacaueiro para torná-lo mais forte.

         As palmeiras são plantas muito importantes para as comunidades e para as pessoas que vivem nas cidades. Elas têm um papel significativo na economia das regiões. Acredita-se que aproximadamente 40% das palmeiras da Amazônia são utilizadas de forma efetiva pelo ser humano (Júnior; Junior; Jardim, 2016).

         As sementes mais relevantes, tanto em termos de quantidade de produção quanto em seu valor de mercado, são aquelas que são encontradas nas palmeiras. Essas palmeiras são muito comuns e existem em várias variedades em todo o Brasil. Como a palmeira de tucumã tucumanzeiro (Astrocaryum vulgare Mart.), murumuru, babaçu, patauá, Buriti, açaizeiro, entre outras.

  1. FRUTOS

  1. Buriti

         O fruto da palmeira conhecida como buriti é muito valioso e pode ser aproveitado de diversas maneiras. Desde a polpa até as sementes, cada parte desse fruto tem alguma coisa para oferecer. No entanto, a polpa é a parte mais utilizada e isso acontece por um motivo muito importante: ela contém muitas substâncias nutritivas que fazem bem para a nossa saúde. Por causa dessas propriedades nutricionais, a polpa do buriti é usada para fazer várias coisas, como sorvetes, doces, cremes, geleias, vitaminas, vinhos e azeites (Rocha, 2018).

         A polpa do buriti é uma fonte rica em nutrientes essenciais, como carotenoides, polifenóis e ácido ascórbico. Essas substâncias possuem propriedades antioxidantes e podem ajudar na prevenção de doenças relacionadas ao estresse oxidativo. Além disso, o buriti contém uma variedade impressionante de compostos bioativos, como vitaminas e compostos fenólicos.

         Essas características do buriti abrem portas para o desenvolvimento de produtos que podem trazer benefícios à saúde. Um exemplo são os produtos lácteos, especialmente os leites fermentados, que podem ser enriquecidos com compostos bioativos presentes na polpa do buriti. Esses produtos oferecem uma maneira saborosa e prática de aproveitar as propriedades benéficas dessa fruta. (Mendes et al, 2017; Filho, 2017)

         Além de ser uma fonte valiosa de nutrientes, o buriti também é utilizado em outras áreas. Por exemplo, a casca do buriti pode ser utilizada no artesanato, trazendo cores e texturas únicas para as criações. Além disso, a planta fornece material para a confecção de abrigos, aproveitando sua resistência e durabilidade. E, por fim, o buriti também é utilizado na produção de remédios, aproveitando suas propriedades medicinais.

  1. Tucumã

         O tucumã é uma fruta que possui várias propriedades nutricionais importantes para o nosso corpo. Ela é uma fonte de calorias, fibras, pró-vitamina A (caroteno) e lipídeos, principalmente do ácido graxo oleico. Essas características fazem do tucumã um alimento muito valorizado na indústria agrícola e gera resíduos orgânicos que podem ser reaproveitados de forma biológica.

         Diferentes partes do tucumã são utilizadas de maneiras diversas. As folhas e os estipes (troncos) são utilizados pelas comunidades do interior da Amazônia na construção de casas. Já o caroço da fruta é tradicionalmente utilizado como alimento para animais domésticos e na defumação da borracha. A palha do tucumã é aproveitada para tecer leques e esteiras, que são usados no artesanato.

         A polpa do tucumã é bastante versátil e é utilizada na produção de diversos alimentos. Ela é utilizada na fabricação de sorvetes, picolés e como recheio de tapiocas e sanduíches, adicionando sabor e valor nutricional a essas preparações. Além disso, a polpa do tucumã é utilizada como alimento para gado, porcos, peixes e galinhas, fornecendo nutrientes essenciais para esses animais. E não para por aí, a polpa do tucumã também é usada na produção de sabão, mostrando sua versatilidade em diferentes aplicações.

  1. Açaí

         O açaí é uma fruta muito importante no Brasil, sendo o país o principal produtor, consumidor e exportador desse alimento. Ele desempenha um papel significativo na dieta da comunidade amazônica, correspondendo a cerca de 42% de sua alimentação. O estado do Pará é o maior produtor e consumidor de açaí no país, sendo responsável por aproximadamente 95% da produção nacional.

         O açaí, na forma de polpa congelada, já é exportado para diversos países, incluindo Estados Unidos, Japão, China e países europeus. Nos países de destino, o açaí é consumido principalmente como uma bebida energética, sendo muito apreciado por suas propriedades nutritivas e revitalizantes (CONAB, 2019).

         Além de ser uma deliciosa opção de consumo, o açaí é conhecido por seus benefícios nutricionais. Ele é rico em antioxidantes, fibras, vitaminas e minerais essenciais. Essas propriedades contribuem para a saúde e bem-estar, fornecendo energia, auxiliando no sistema imunológico e promovendo a saúde cardiovascular.

         Portanto, o açaí é uma fruta brasileira de grande importância, tanto no cenário nacional quanto internacional. Sua presença na dieta da comunidade amazônica e sua popularidade como bebida energética em outros países demonstram o valor nutricional e cultural desse alimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)   pdf (106.2 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com