TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Visualização Do Papel Da Matéria Org Nica Na Retenção De Água Do Solo

Por:   •  16/4/2023  •  Relatório de pesquisa  •  674 Palavras (3 Páginas)  •  94 Visualizações

Página 1 de 3

VISUALIZAÇÃO DO PAPEL DA MATÉRIA ORG NICA NA RETENÇÃO DE ÁGUA DO SOLO

INTRODUÇÃO

Na aula prática realizada no laboratório de química no dia 24/05/2022, ministrada pelo professor Claudivan Costa de Lima na matéria de Agroecologia e Permacultura, fizemos a análise da importância da presença de matéria orgânica no solo com relação à retenção de água. Para seguirmos com a checagem, utilizamos dois tipos de solos. A eles foram aplicadas dosagens de água destilada e substância húmica a fim de obter-se a comparação dos níveis de retenção da água no solo desnudo de matéria orgânica e com a presença de matéria orgânica. No total, elaboramos três amostras com dois diferentes tipos de solos e um só para saber a capacidade de retenção do húmus utilizado.

OBJETIVO:

Obter os resultados percentuais dos níveis de retenção da água em solo desnudo de matéria orgânica e com matéria orgânica, a fim de comparar-se os efeitos e analisar-se a importância do papel da presença da matéria orgânica no solo e para a retenção de água no solo.

MATERIAIS E MÉTODOS

EXPERIMENTO 01- SOLO DE MUMBABA

Materiais usados na prática:

45g de solo de Mumbaba sem húmus;

5g de húmus

50 ml de água destilada;

2 provetas graduadas de 100 ml;

2 filtros de papel;

funil de vidro;

vidro de relógio;

balança de precisão;

Descrição:

Separamos 2 provetas de 100 ml e colocamos um filtro de papel em cada uma, acima do funil de vidro. Após, utilizando a balança de precisão, pesamos 25g de solo de Mumbaba sem húmus e dispomos sobre o filtro. Ao passo, repetimos o processo na outra proveta, a qual só usamos 20g de solo de Mumbaba para que se tenha 5g de húmus disponível. Diante disso, derramamos 25 ml de água destilada em cada proveta e esperamos a filtragem.

EXPERIMENTO 02- SOLO DE MARCOS MOURA

Materiais usados na prática:

45g de solo de Marcos Moura sem húmus (com características acinzentadas, provenientes da perda de óxido de ferro- hematita (responsável pela cor vermelha) advinda, supostamente, do excesso de água);

5g de húmus;

50 ml de água destilada;

2 provetas graduadas de 100 ml;

2 filtros de papel;

funil de vidro;

vidro de relógio;

balança de precisão;

Descrição:

Separamos 2 provetas de 100 ml e colocamos um filtro de papel em cada uma, acima do funil de vidro. Após, utilizando a balança de precisão, pesamos 25g de solo de Marcos Moura sem húmus e dispomos sobre o filtro. Ao passo, repetimos o processo na outra proveta, a qual só usamos 20g de solo de Marcos Moura para que se tenha 5g de húmus disponível. Diante disso, derramamos 25 ml de água destilada em cada proveta e esperamos a filtragem.

EXPERIMENTO 03- CAPACIDADE DE RETENÇÃO DO HÚMUS UTILIZADO

Materiais usados na prática:

25 g de húmus;

25 ml de água destilada;

proveta graduada de 100 ml;

filtro de papel;

funil de vidro;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (48.9 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com