TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Aula de Biogeoquímica

Por:   •  14/12/2021  •  Seminário  •  570 Palavras (3 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 3

A natureza da luz sempre foi um dos temas que sempre chamaram a atenção dos grandes cientistas da humanidade. Desde a Antiguidade (300 a.C.) com Euclides até Einstein e Planck, no séc. XX. Hoje em dia, duas teorias que explicam a natureza da luz são aceitas: a teoria corpuscular e a teoria ondulatória. Comente este conceito do comportamento da Luz, dualidade onda-partícula.

Resposta: A luz em alguns determinados momentos se comporta como uma onda já em outros como partícula, dizemos que ela apreseta uma dualidade onda-partícula. Por volta de 1704 Newton apresentou a teoria corpuscular da luz, onde foi proposto que se a luz fosse realmente uma onda ela poderia contornar obstaculos em seu meio de propagação, como acontece com o som. Caso a luz fosse uma onda, o fenômeno físico da difração impossibilitaria a formação de regiões de sombra e penumbra. Um pouco antes desse acontecimento Huygens havia lançado a teoria ondulatória da luz , onde foi classificado que a luz seria uma onda pois achava que a luz vibrava os pontos do meio, da mesma forma que o som.

Com as observações de Huygens permitiram concluir que cada ponto de uma onda se comporta como uma fonte de onda secundária para os próximos pontos. Explicando assim a difração das ondas ao atravessarem uma fenda. Algum tempo depois com experimentos realizados por outros cientistas foi possivel perceber que a luz possui um comportamento ondulatório afirmando que a luz se propaga no espaço se comportando como uma onda porém quando a luz incide sobre uma determinado superfície, passa a se comportar como partícula.

O que é Difração da Luz? Comente dando exemplo.

Resposta: A difração e o fenômeno que ocorre quando uma onda encontra um obstaculo em seu meio de propagação onde a mesma sofre um desvio ou espalhamento assim ela pode contornar ou penetrar obstáculos colocados em seu caminho, a difração acontece com todos os tipos de ondas. Devido ao comprimento das ondas de luz serem muito pequenas, a difração das ondas de luz é menos evidente, porém em fenômenos grandiosos com interferência óptica, como o arco-íris, ela se torna perceptível, outro exemplo seria olhar para uma fonte de luz distante como aúncios através de uma fenda formada entre dois dedos.

O que é Polarização da Luz? Comente dando exemplo.

Resposta: A propriedade chamada polarização descreve como o campo elétrico ira se propagar. Podendo ser aplicada a ondas transversais como a luz (onda eletromagnética) isto é, ondas que oscilam na direção perpendicular à direção de propagação. Assim podemos ver o campo elétrico oscilando em direções particulares e filtrá-los da forma como quisermos.

Explique como procedemos experimentalmente, para determinar o comprimento de uma onda da Luz (onda eletromagnética)

Resposta: Aplicando feixes de luz paralelos a uma determinada fenda para conseguirmos obter um padrão de ondas que serão destrutivas e construtivas, se observamos no anteparo quando afastamos do centro para a lateral as ondas que são destrutivas nos forneceram frequências diferentes e como conseguência teremos cores diferentes, com esses procedimentos realizados podemos retirar as medidas do centro até a cor que e do nosso interesse utilizando a equação do comprimento de onda poderemos obter o comprimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (38.7 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com