TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Aula de Metalógrafa

Por:   •  7/12/2023  •  Resenha  •  382 Palavras (2 Páginas)  •  30 Visualizações

Página 1 de 2

04/10/2023

# LAUDO TÉCNICO DE ANÁLISE METALOGRÁFICA

## Introdução

Este laudo técnico refere-se à análise metalográfica de uma barra de ferro de 20 mm de diâmetro. A análise foi realizada por solicitação do cliente com o objetivo de avaliar a estrutura interna da amostra. Foram realizadas duas cortes na seção transversal e longitudinal da barra para uma análise abrangente.

## Procedimentos

### Preparação da Amostra

1. A amostra da barra de ferro foi cortada em duas partes, uma na seção transversal e outra na seção longitudinal, utilizando uma serra de corte de precisão.

2. As superfícies cortadas foram lixadas para remover quaisquer irregularidades e, em seguida, foram polidas para obter uma superfície lisa e uniforme.

3. A amostra foi submetida a ataques químicos, utilizando uma solução de Nital, para revelar a microestrutura.

### Análise Microscópica

A análise metalográfica foi conduzida utilizando um microscópio metalográfico com aumento variável. Foram realizadas observações em ampliações de 100x, 500x e 1000x.

## Resultados

### Seção Transversal

#### Ampliação 100x

Na ampliação de 100x, foi observado que a amostra apresenta uma estrutura granular típica de ferro fundido, com grãos de tamanho uniforme.

#### Ampliação 500x

A análise em 500x revelou uma microestrutura mais detalhada, com grãos de ferro fundido bem definidos, intercalados com áreas de inclusões de impurezas.

#### Ampliação 1000x

A ampliação de 1000x permitiu uma observação mais precisa da microestrutura, destacando a presença de inclusões e a presença de possíveis falhas de fundição.

### Seção Longitudinal

#### Ampliação 100x

Na seção longitudinal, na ampliação de 100x, a estrutura granular do ferro fundido também foi observada, com uma disposição similar à seção transversal.

#### Ampliação 500x

A ampliação de 500x revelou a presença de inclusões e possíveis descontinuidades na estrutura ao longo da seção longitudinal.

#### Ampliação 1000x

Na ampliação de 1000x, foi possível identificar mais detalhadamente as áreas de inclusões e as possíveis falhas de fundição ao longo da amostra.

## Conclusões

Com base na análise metalográfica realizada, as seguintes conclusões podem ser tiradas:

1. A amostra de ferro apresenta uma estrutura granular típica de ferro fundido, com grãos de tamanho uniforme.

2. Foram observadas inclusões e possíveis descontinuidades na estrutura da amostra, tanto na seção transversal quanto na seção longitudinal.

3. A presença de inclusões e falhas de fundição indica a necessidade de uma avaliação mais detalhada da qualidade do material.

## Recomendações

Recomenda-se uma análise mais aprofundada das inclusões e falhas de fundição identificadas para determinar sua natureza e impacto na integridade do material.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (33.5 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com