TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CORROSÃO DO AÇO NO CONCRETO

Por:   •  27/8/2020  •  Relatório de pesquisa  •  1.831 Palavras (8 Páginas)  •  286 Visualizações

Página 1 de 8

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS

INSTITUTO POLITÉCNICO – IPUC MG

Curso de Graduação em Engenharia Civil

Ana Beatriz Martins Barbosa Morais

Gabriela de Souza Silva

Matheus Sanches Maia Leal

Samyra Marques Alves

CORROSÃO DO AÇO NO CONCRETO

Belo Horizonte

2020


RESUMO

A corrosão é uma interação que destrói o material por meio do ambiente, seja por alguma reação química ou eletroquímica que ocorre em meio aquoso. A corrosão do aço só é observada quando as condições da construção do concreto não foram atingidas corretamente. Corrosão da armadura é um dos processos mais frequentes da deterioração de concreto, destruindo tanto a estética quanto comprometendo a segurança do local. Foi demonstrado maneiras de prevenir e restaurar terrenos que ocorreram essa corrosão e explicando o motivo de isso acontecer. Assim expressando as consequências, os motivos e a importância de ter um bom tratamento no concreto.

 


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO1

  1. CORROSÃO DO AÇO NO CONCRETO2
  1. FATORES QUE TORNAM O AÇO SUSCEPTÍVEL A CORROSÃO2
  2. CONSEQUÊNCIAS DA CORROSÃO NO AÇO2
  3. CORROSÃO POR ÍONS DE CLORETO2
  4. CARBONATAÇÃO3
  1. TRATAMENTO E PREVENÇÕES3
  1. INTERVENÇÃO PARA CORROSÃO POR ÍONS DE CLORETO4

CONCLUSÃO5

REFERÊNCIA6

INTRODUÇÃO

O papel do engenheiro é indispensável para a ampliação da infraestrutura, para melhoria na qualidade de serviços prestados à sociedade e para a resolução de problemas de caráter econômico e social. Desse modo, é de extrema importância garantir que todas as operações realizadas em uma construção possam fornecer o máximo de qualidade e aproveitamento, tanto de recursos quanto no sentindo orçamentário.

Entretanto, o maior impasse dos profissionais da engenharia está em oferecer tecnologia capaz de fornecer aos materiais, premissas para resistirem às mais diversas formas de agressividade, tanto externas como procelas, quanto internas como reações de expansão.

Notadamente no caso do concreto armado ou protendido, que é dois elementos (concreto-aço), são materiais de estruturação mais recorridos no mundo, podendo afirmar-se que a corrosão dos mesmo é o efeito de deterioração que mais inquieta os profissionais da área, pois o dispêndio com os reparos ultrapassam limites considerados normais para construção.

Segundo Gemelli (2001, p.xiii), “...estima-se que a corrosão destrua 25% da produção mundial de aço por ano, o que corresponde a várias (5 a 7) toneladas por segundo... O custo total da corrosão está avaliado em 4% do produto nacional bruto”. Portanto, é notório a importância de medidas de tenência para minimizar os seus efeitos, evitando assim, tragédias de impactos nocivos no meio ambiente e na sociedade.


  1. CORROSSÃO DO AÇO NO CONCRETO

Corrosão é um processo químico de deterioração de metais provocados por oxirredução. Este processo funciona a partir de uma transformação das moléculas químicas que compõem obstinado metal desde sua eletricidade. No caso dos metais, as reações são substancialmente de natureza eletroquímica, como também a corrosão das armaduras de aço. 

  1.  FATORES QUE TORNAM O AÇO SUSCEPTÍVEL A CORROSÃO

A corrosão do aço é um processo eletroquímico como a maioria das corrosões, em um ambiente úmido ou na água. Essa corrosão irá gerar os produtos avermelhados de uma corrosão, conhecidos como ferrugem, por causa que naquela situação há oxigênio, algum eletrólito, uma diferença potencial e pode haver agentes agressivos. Para a corrosão começar se deve destruir a camada apassivadora, que é o que protege o concreto da corrosão, e ela pode ser obstruída por meio de agentes agressivos tais como carbonatação e íons de cloreto. Um dos principais problemas da corrosão de armadura está associado a durabilidade do concreto, que vai perdendo essa vida útil cada vez mais que concreto passa pelo processo de corrosão. Mostrando que por conta de sua porosidade se não houver o devido cuidado para fazer o concreto, com a ajuda de certos agente agressivos irá levar o aço a se corroer.

  1.  CONSEQUÊNCIAS DA CORROSÃO DO AÇO

A corrosão das armaduras é considerada como o principal processo de danificação das estruturas de concreto armado, e os custos com ajustes e reparação com patologias conectadas a este processo são alvos de grande preocupação.

O processo de corrosão das armaduras causa tensões de tração no concreto dando importância as fissuras e ao lascamento das camadas de recobrimento, provocando a perda de aderência entre o concreto e a armadura. Tal processo definisse pela formação de células de concentração, onde uma porção da barra se torna anódica e outra porção catódica.

Os elementos do mecanismo de corrosão podem ser desencadeados por agentes agressivos tais como Íons de cloreto, nitritos, dióxido de carbono, fuligem entre outros. Estes agentes são componentes absolvidos pelo concreto. Além de dar abertura ao processo, eles também podem apressar a corrosão. A também o processo de carbonatação, que acontece em lugares com alto nível de poluição e a retração por secagem, que ocorre quando o concreto perde a água por exsudação.

A corrosão das armaduras se não tratada pode levar a danos estruturais extremamente sérios, se a impermeabilização é falha o concreto pode ser “lavado”, causando a exposição das armaduras. Com isso a estrutura irá perder a capacidade de resistir o necessário para construção.

  1.  CORROSÃO POR ÍONS DE CLORETO

A corrosão das armaduras por cloreto é um dos problemas mais sérios e fortes que pode acontecer em uma edificação de concreto, podendo provocar uma danificação, e por conseguinte, limitando a vida útil de serviço. Esse tipo de corrosão é devido à agressividade do clima de uma ampla região geográfica. Tal ambiente com maior potencial de agressividade é a atmosfera salina, ocorrida pela ação da maré ou névoa salina, entre outros. O efeito da corrosão é manifestado quando os íons de cloreto penetram o concreto através de mecanismos de transporte de massa até atingir a armadura.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)   pdf (135.4 Kb)   docx (153.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com