TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A DISCIPLINA DE QUÍMICA INORGÂNICA EXPERIMENTAL

Por:   •  29/9/2022  •  Trabalho acadêmico  •  3.148 Palavras (13 Páginas)  •  84 Visualizações

Página 1 de 13

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DO PIAUÍ CAMPUS TERESINA – CENTRAL, DIRETORIA DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, LETRAS E CIÊNCIAS

DISCIPLINA DE QUÍMICA INORGÂNICA EXPERIMENTAL

PROF.

LUIS HENRIQUE DA COSTA MANO

METAIS ALCALINOS

TERESINA, 2022

RESUMO

Os metais alcalinos, que formam os elementos do Grupo 1, se destacam pela alta reatividade. Essa reatividade apresenta comportamento crescente à medida que se avança no grupo, de cima para baixo. O sódio, por exemplo, reage mais agressivamente em água do que o potássio a ponto de inflamar o gás hidrogênio produzido na reação. Outra propriedade, além da alta reatividade, é a solubilidade em água dos sais formado por esses metais. Neste experimento foi observado a reação do sódio metálico em água, onde foi possível analisar seus principais efeitos, ao mesmo tempo foi verificado as propriedades dos sais de metais alcalinos como solubilidade e pH, bem como utilizar meios para identifica-los. Para identificar os metais alcalinos, recorreu-se a característica desses metais que consiste em emitir luz de energias específicas quando expostos ao calor da chama do bico de Bunsen.

Palavras chave: metais alcalinos; sódio; reatividade.

SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        4

2        PARTE EXPERIMENTAL        5

2.1        Materiais        5

2.2        Reagentes        5

2.3        Procedimentos        5

2.3.1        Parte I        5

2.3.1.1        Adição de sódio metálico em água        5

2.3.1.2        Formação de hidrogênio com verificação da pressão        6

2.3.1.3        Reação do sódio com álcool etílico        6

2.3.2        Parte II        6

2.3.2.1        Verificação do pH        6

2.3.2.2        Verificação da chama        6

3        RESULTADOS E DISCUSSÃO        7

4        CONCLUSÃO        12

REFERÊNCIAS        13

  1. INTRODUÇÃO

Os cátions dos metais alcalinos (Grupo 1), e também dos metais alcalinos terrosos (Grupo 2), normalmente são encontrados em minerais e águas naturais, e alguns são constituintes importantes de fluidos biológicos, tais como o sangue. O sódio e o potássio, por exemplo, são os mais abundantes na biosfera da Terra (2,6% e 2,4% respectivamente), mas não ocorrem naturalmente no estado elementar. As principais fontes de  e  são sal-gema ( quase puro), salmouras naturais e água do mar, silvita (), silvinita () e carnalita (). Outros minerais contendo  e , como o bórax (; e o salitre do Chile () são fontes comercialmente importantes de outros elementos (por exemplo, B e N, respectivamente) (HOUSECROFT; SHARPE, 2005).[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5][pic 6][pic 7][pic 8][pic 9][pic 10]

Quanto as propriedades desses elementos, as que mais se destacam são a alta reatividade e a solubilidade em água. A reatividade desses elementos está associada ao tamanho dos seus raios atômicos, e ao fato dos átomos desses metais possuírem pouco controle sobre seus elétrons de valência, fazendo com que apresentem alta reatividade (ATKINS; SHRIVER, 1999). A reatividade desses metais é tão elevada, que mesmo o ar atmosférico consegue oxidar a superfície do metal. Já em água, os efeitos visíveis dessa reatividade são mais evidentes. O contato desses metais com água ocasiona uma reação agressiva com liberação de gás hidrogênio. O sódio, por exemplo, é tão reativo que o calor liberado funde o metal e inflama o gás hidrogênio produzido. Em geral, a intensidade da reação dos metais alcalinos em água cresce uniformemente de cima para baixo no grupo (ATKINS; JONES, 2012).

A solubilidade é outra característica desses metais. Geralmente, os sais formados pelos metais alcalinos apresentam solubilidade em água. Esta característica está associada ao tamanho dos átomos desse grupo. Os metais alcalinos estão entre os átomos com maior raio atômico da tabela periódica. A solubilidade esta que está associada as baixas energia de ionização dos elementos desse grupo e, portanto, a espontaneidade para formação de cátions. Devido ao seu tamanho, facilmente perdem seus elétrons para os ânions que formam com eles o sal quando dissolvidos em água (RAYNER-CANHAM; OVERTON, 2003).

Os metais alcalinos também emitem luz de energias diferentes quando expostos ao calor ao a combustão. Essa característica está associada a energia absorvida ou emitida nas transições eletrônicas corresponde aos comprimentos de onda da luz na região do visível quando os elementos são expostos a formas intensas de energia. Como todos os íons dos metais alcalinos apresentam configuração eletrônica de gás nobre, na qual todos os elétrons estão emparelhados, logo a promoção de um elétron requer uma certa quantidade de energia para desemparelhar o elétron, para romper um nível completamente preenchido e ainda energia para promover o elétron para um nível de maior energia. Durante essas transições eletrônicas pela absorção ou emissão de energia, há irradiação de cores de comprimentos de onda da luz na região do visível (CAVALEIRO, 1997).

Sendo assim, e considerando as informações acima, este experimento teve como objetivo observar a reação do sódio metálico em água, analisando seus principais efeitos, verificar as propriedades dos sais de metais alcalinos, bem como utilizar meios para identifica-los.

  1. PARTE EXPERIMENTAL

  1. Materiais

  • 1 béquer de 250 mL
  • 2 béquers de 50ml 10 pipetas de 5mL
  • 1 vidro de relógio;
  • 10 tubos de ensaio;
  • Bastão de vidro;  
  • Espátula;    
  • Alça metálica;
  • Pinça metálica.
  1. Reagentes

  • Sódio metálico (Na(s));
  • Álcool etílico;
  • Solução de NaOH 2,0 mol.L-1;
  •  Solução de fenolftaleína;
  • Solução de Bromotimol.
  1. Procedimentos

  1. Parte I

  1. Adição de sódio metálico em água

Inicialmente foi retirado um pedacinho de sódio e cortado em pequenos fragmentos em um papel de filtro.  Depois, adicionou-se água destilada em um béquer de 50ml, adicionando em seguida 3 gotas de fenolftaleína. Estando na capela, foi adicionado os pedacinhos de sódio, inicialmente cortados, com cuidado para não ficar muito perto e observado a reação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.3 Kb)   pdf (204.6 Kb)   docx (82.7 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com