TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMO ELABORAR UM RELATÓRIO INSTRUMENTO PARCIAL DA DISCIPLINA ANÁLISE EXPERIMENTAL DO COMPORTAMENTO I

Por:   •  5/6/2019  •  Artigo  •  918 Palavras (4 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 4

    FACULDADES INTEGRADAS DA VITÓRIA DE SANTO ANTÃO – FAINTVISA

                                 ANA CLARA CORREIA DE AGUIAR

                      WANDERSON NASCIMENTO DE SANTANA SILVA

COMO ELABORAR UM RELATÓRIO INSTRUMENTO PARCIAL DA DISCIPLINA            

                   ANÁLISE EXPERIMENTAL DO COMPORTAMENTO I

                                VITÓRIA DE SANTO ANTÃO – PE

                                                      2018

                               


COMO ELABORAR UM RELATORIO DE PESQUISA DE ACORDO COM AS NORMAS  DA ABNT

Relatório é um tipo de texto pedido pelos docentes, sobretudo nas universidades que não se pode dispensar para um bom objetivo de pesquisa uma segura reflexão sobre os problemas encontrados. O relatório trata-se de um texto que reúne de forma organizada e detalhada o desenvolvimento de um trabalho em determinado período. O relatório é constituído de elementos pré – textuais (capa; sumário), textuais (introdução; desenvolvimento; conclusão) e pós – textuais (referências; anexos):

1 ELEMENTOS PRÉ – TEXTUAIS

1.1 CAPA

             A capa inicial contém apenas três elementos: no alto da página, nome do autor na ordem normal com três letras maiúsculas no centro da página, o titulo do trabalho, grifado; embaixo, a cidade e o ano. A página de rosto tem, no alto, o nome completo do autor, de maneira eventual rápida alusão à sua qualificação profissional; no meio, o título completo do trabalho  ( centralizado ,fonte tamanho 14);.

1.2 SUMÁRIO

Apresenta a enumeração das divisões e seções (capítulos) presentes no relatório, na mesma ordem e grafia que aparece no corpo do trabalho e com a respectiva  indicação de página. A palavra sumário deve ser centralizada e sem indicativo numérico, indica ainda o prefácio, as listas, tabelas e bibliografia fonte tamanho 12 em negrito.  

 2 ELEMENTOS TEXTUAIS

Existem também os elementos textuais que envolvem a introdução, revisão da literatura, matérias, métodos, resultados e discursão entre outros. Além dos elementos conceituais que definem e explicam a natureza do conhecimento científico, são apresentados diretrizes para o entendimento e a aplicação das atividades lógicas e técnicas relacionadas com a prática científica.

2.1 INTRODUÇÃO

  A introdução é a primeira parte dos elementos textuais, é a partir dela que o conteúdo do trabalho realmente começa. A introdução é o primeiro capitulo do texto, e é preciso fazer um apanhado geral sobre os vários aspectos do trabalho: objetivos do trabalho , justificativas , visões gerais e hipóteses , assim como o assunto será tratado devem ser apresentados nessa etapa. A linguagem deve ser simples e objetiva.

2.2 DESENVOLVIMENTO

O desenvolvimento é a parte dos elementos – textuais na qual se concentram a fundamentação teórica, a apresentação dos dados coletados pelo autor e o desenvolvimento das ideias, o desenvolvimento por ser a parte mais importante, é a mais extensa, pois ela abrange a exposição da ideia principal, é analisada em primeira instância sua finalidade é expor e apresentar.

2.3 CONCLUSÃO

A conclusão também faz parte da estrutura textual na conclusão, portanto recapitulam - se as partes principais, evidenciando- se as etapas mais relevantes do caminho percorrido até o final. A conclusão consiste no resumo completo, mas sintetizado, da argumentação dos dados e dos exemplos constantes das duas primeiras partes do trabalho. Na conclusão devem constar a relação existentes entre as diferentes partes da argumentação e a união das ideias e, sínteses de toda reflexão. Ou seja, a conclusão é a síntese para qual caminha o trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (78.4 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com