TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Lista de Química

Por:   •  9/1/2021  •  Artigo  •  653 Palavras (3 Páginas)  •  136 Visualizações

Página 1 de 3

Lista 2 Química

Gustavo Henrique Batista dos Santos 398021

1-Questão

2-Questão

  1. Os elétrons que sofrem maior carga nuclear efetiva (Zef) entre os 1s e 2s, são os elétrons 2s, pois sabemos que Zef (Matematicamente falando) é a diferença entre a carga total do núcleo e dos elétrons interiores, logo, como os elétrons 1s estão "encostados" no núcleo, não há nenhum elétron para essa diferença, fazendo que a carga nuclear seja nula.
  2. Característica em comum: Mesma configuração eletrônica, pois todos estes elementos tem número atômico 3.
    Para ver qual a carga nuclear efetiva menor entre os átomos, basta ir pela lógica de que, como estão no mesmo período teremos de pensar no porquê da Zef ser maior ou menor.

Para um mesmo período, a Carga Nuclear efetiva será maior para aquele que tiver maior número atômico (prótons), pois assim haverá uma maior atração entre núcleo e elétrons exteriores.
Aí tem-se que a carga nuclear efetiva, Zef  é igual ao número de prótons no Núcleo, Z, menos o número médio de elétrons, S.

Li = possuiu Z=3 e Elétron 3 e S = 2, então Zef = 1
Be+ = possuiu Z=4 e Elétrons 3 e S = 2, então Zef = 2
B 2+ = possuiu Z = 5 e Elétrons 3 e S= 2, então Zef = 3
C 3+ = possuiu Z = 6 e Elétrons 3 e S = 2, então Zef = 4
Logo, o a Zef será maior para o C 3+ e o MENOR, o Li.

3-Questão

a) De acordo com a lei de coulomb, a energia de um elétron em um átomo é negativa. Para aumentar a energia do elétron e removê-lo do átomo, a energia deve ser adicionada ao átomo. A energia de ionização, para esse processo, é positiva

b) F tem uma primeira energia de ionização maior que O porque F tem Zef maior e os elétrons mais externos em ambos os elementos estão aproximadamente à mesma distância do núcleo.

c) A segunda energia de ionização de um elemento é maior do que a primeira porque mais energia é necessária para superar Zef maior do cátion 1+ do que a do átomo neutro

4-Questão

As ligações N-O em NO3- são ligações duplas, de modo que as distâncias N-O serão menores do que uma distância de uma ligação simples N-O

5-QUESTÃO

  1. Possui três estruturas de ressonância a todas obedecem a regra do octeto. Polar, pois sobram elétrons compartilhados.
  2. Satisfaz a regra do octeto por ter 6 elétrons ao redor de B(é uma exceção a regra). É apolar, pois na ligação de B com H, não sobram elétrons compartilhados.
  3. Não satisfaz a regra do octeto por ter 10 elétrons ao redor do I central. Polar, pois sobram elétrons compartilhados.
  4. Satisfaz a regra do octeto. Polar, pois sobram elétrons compartilhados.
  5. Não satisfaz a regra do octeto por ter 12 elétrons ao redor de As. Polar, pois sobram elétrons compartilhados.

6-QUESTÃO

a)

b)

7-QUESTÃO

a)         - Primeira energia de ionização do cloreto: [Cl-] --> Cl + e-

- Afinidade eletrônica do cloro: Cl + e - --> [Cl-]

Verificamos que uma é o inverso da outra. São iguais, porém possuem sinais opostos, visto que um é endotérmico (ionização) e outro é exotérmico (afinidade eletrônica).

  1. (i) S(s) + O2(g) → SO2(g)

(ii) N2 (g) + 3 H2 (g) → 2 NH3

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (90.1 Kb)   docx (685.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com