TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A METALURGIA E SIDERURGIA

Por:   •  13/9/2018  •  Ensaio  •  1.350 Palavras (6 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 6

METALURGIA E SIDERURGIA

Significado

Metalurgia: s.f 1. Arte de extrair os metais dos minerais, 2. Arte de purificar e trabalhar os metais.

Siderurgia: s.f  Metalurgia do ferro e do aço

Definição

A metalurgia estuda os metais desde sua extração até seu destino final, seguindo pela fabricação e passando pelas alterações de propriedades como fundição e tratamento.

Dentro da metalurgia existem cinco áreas sendo elas, produção de metais não ferrosos, fundição, produção de ferroligas e ferrogusas, fabricação de tubos, Siderurgia.

  • Metais não ferrosos (cobre; estanho; zinco; chumbo; platina; alumínio; magnésio; titânio) são utilizados isolados ou em forma de ligas que são aplicadas na produção de componentes elétricos, automóveis, maquinas e em construções aeronáuticas e navais.
  • Fundição é o processo no qual os metais e ligas em estado líquido são despejados em moldes para fabricação de diversas formas de peças.
  • Ferros-ligas são ligas de ferro que contem certa quantidade de outros elementos como manganês, o carbono, ou silício, já o ferro gusa é uma liga impura do ferro, que apesar de ser majoritariamente ferro também contém alto teor de carbono e impurezas como enxofre, fósforo que é fundida em lingotes, para ser usada na fabricação de ferro fundido e aço.
  • A fabricação de tubos atende industrias automotivas, agrícola, usinas de energia solar, construção civil, entre outras.
  • Siderurgia e considerada indústria de base fabricando chapas e barras de metais porem seu diferencial está no fato que a siderurgia se dedica a fabricação peças de aços fundidos e seus tratamentos.

Aspecto Social

A metalurgia e a siderurgia estão diretamente e indiretamente ligada ao desenvolvimento social pois têm grande importância na sociedade contemporânea, suas aplicações vão desde construção civil, até medicina, passando transporte, comunicação, indústria automobilística e entre outros.

Desde o domínio do fogo a metalurgia se tornou possível sendo o ouro um dos primeiros metais a ser utilizado nesse processo devido ao fato de  ser encontrado na natureza na sua forma metálica e não mineral.

Estima- se que a metalurgia tenha tido seu avanço inicial na mesopotâmia e no Egito com o objetivo de fabricar utensílios para uso gerais e também para fabricação de armas e ferramentas, Mais tarde ela teve um avanço muito maior com desde então vem sendo aprimorada através dos séculos, se tornando primordial para o desenvolvimento.

Atualmente a metalurgia (e a siderurgia) são socialmente indispensáveis sendo ambas uma das maiores produtoras de matéria prima usadas, consequentemente presente em quase todos os processos de diversos tipos de fabricações tanto no produto final, como nas inúmeras etapas do processo e em seu transporte.

Aspecto Econômico

A metalurgia e a siderurgia estão altamente ligadas com a economia de um país, quanto maior sua produção exportação de especifico metal ou liga maior poder econômico ele terá. Só no ano de 2016 o Brasil exportou ao todo mais de 51,3 Bilhões de dólares em metais.

No Brasil a indústria metalúrgica e siderúrgica representa expressiva importância na economia, sendo base para outras atividades de grande valor para o país como a indústria automobilística e construção civil.

Um exemplo que pode ser citado é a metalúrgica Gerdau que obteve lucro liquido de 426 milhões de Reais somente no primeiro trimestre de 2018.

Atualmente o Brasil é um dos maiores produtores e exportadores de Ferro (Fe) do mundo. Somente nos primeiros 10 meses de 2017 foram exportadas 722 mil Toneladas de Ferro Gusa para o exterior. Em 2016 o valor movido pelo minério de ferro chegou a mais de 13 Bilhões de dólares.

São vários os fatores que influenciam a economia na indústria metalúrgica, uma delas é a competitividade que vai desde geração de energia local até a concorrência externa. Essa competitividade influencia no aspecto econômico da indústria já que a metalurgia trabalha com a estratégia de liderança em custo total, visando diminuição de gastos, estando sempre informada para a criação de tecnologia que diminuía os custos e aumentem a produtividade

Aspecto Ambiental

Como toda extração e fabricação de minério, a metalurgia e siderurgia também apresenta impactos ambientais sendo diretos ou indiretos, temporários ou permanentes tais como contaminação de água, solo, geração de resíduos sólidos, liberação de gases e efluentes, poluição visual, e poluição sonora.

A metalurgia é responsável por produzir diversos tipos de poluentes, por isso é um dos setores mais pressionados quando se tratada de legislação ambiental, sendo rigorosamente verificada por órgãos ambientais, desde o processo de licenciamento até o início e durante as atividades, visando a diminuição dos impactos causados e os possíveis reparos de impactos causados.

Um dos impactos causados é a emissão de gases na atmosfera, tais como dióxido de enxofre (SO2), óxidos de nitrogênio (NOx), monóxido de carbono (CO2) e compostos orgânicos.

Os processos metalúrgicos também demandam um grande volume de água, que são consequentemente contaminados com óleos, reagentes químicos e até mesmo elementos que contém propriedades radioativa.

Além de contaminantes líquidos e gasosos, são gerados também resíduos sólidos e efluentes com toxicidades variadas.

Algumas formas de reparar e minimizar impactos:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (136.9 Kb)   docx (35.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com