TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Medida de massa e volume

Por:   •  10/12/2017  •  Relatório de pesquisa  •  777 Palavras (4 Páginas)  •  404 Visualizações

Página 1 de 4

Título: MEDIDAS DE MASSA E VOLUME

Data: 30/11/2017

Alunos: Leticia Rocha Ferreira, Anderson e Diego

  1. INTRODUÇÃO RESUMIR

Este relatorio vem tratar da terceira aula de quimica experimental, na qual o objetivo era efetuar medições e pesagem de água destilada, com o  auxilio de pipetas, erlenmeyer, béquer, bureta, balança analítica, identificando quais as vidrarias sao mais precisas e assim entender melhor suas funções no laboratorio e em quais situações usa-las.  Após as meduções de volume foram feitas as pesagens e comparações de medidas assim podendo identificar possiveis erros ocorridos durante o processo e ainda possiveis erros que ocorreriam caso fossem utilizadas as vidrarias erradas em alguns casos

 

Na primeira aula de laboratório de química, realizaram-se experimentos de medição de massa, densidade e volume e analisou-se a exatidão das vidrarias volumétricas. Medir é obter um valor numérico associado a uma unidade de medida previamente estabelecida, ou seja, a necessidade de medir vem da necessidade de comparar, precisamos assim, de unidades de medidas universais e pré-estabelecidas.

A densidade é a relação entre a massa (m) e o volume (V). Geralmente a densidade é expressa em gramas por mililitro, mas também pode ser expressa em outras unidades como: g/L, g/cm3, kg/L. Quando se diz que uma solução possui, por exemplo, densidade igual a 0,8 g/mL, isso pode significar também que cada 1 mL da solução tem massa igual a 0,8 g.  

Algumas vidrarias são mais exatas do que outras, dependendo da necessidade de cada experimento, devem ser utilizadas aquelas com maior exatidão.

Erros nas medidas geralmente são causados por calibração imperfeita nos aparelhos, ação da tensão superficial sobre as superfícies liquida, dilatações e contrações provocadas pela variação de temperatura, e também pela linha de visão do observador não estar na altura do menisco (erros de paralaxe), entre outros.

  1. PARTE EXPERIMENTAL

2.1 – Materiais e Reagentes MUDAR

  • Proveta de vidro (capacidade: 50,0 cm3)
  • Balança (precisão ±0,1 g) – Fabricante: Perkin Elmer 
  • Água destilada
  • Corpos de chumbo (tamanhos variados)

  1. – Procedimento COMPLETAR
  • Para medição de massa:

Inicialmente, para a primeira parte da prática, foram pesados vazios, uma proveta de 50 mL, um balão volumétrico de 50 mL, um béquer de 100 mL, depois foram pesados com 50mL de água cada um dos recipientes para obter a massa dessa água para que fosse determinado a partir da densidade da água na temperatura que estava, seu volume e testar se os valores batem.

Posteriormente, pesou-se vazio e com 100 gotas de água destilada, uma proveta de 25 mL de água para ler seu volume. Com esses dados, determinamos a massa e o volume de uma gota e  massa equivalente a 1mL de água.

  • Para medição de volume:

a) Mediu-se 50 mL de água numa proveta 50 mL e transferiu-se para um balão volumétrico de 50 mL para aferir se haveria alguma diferença de resultado.

b) Depois, mediu-se 40 ml de água em uma proveta de 50ml e mais 40ml em uma proveta de 100 ml adicionamos mais 1ml em cada um dos recipientes como auxilio de uma pipeta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (102.6 Kb)   docx (14.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com