TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Obtenção de Rayon

Por:   •  8/5/2017  •  Relatório de pesquisa  •  1.020 Palavras (5 Páginas)  •  1.494 Visualizações

Página 1 de 5

Sumário

I. INTRODUÇÃO 3

II. OBJETIVO 5

III. MATERIAIS E REAGENTES 5

IV. PROCEDIMENTO 6

V. RESULTADO E DISCUSSÃO 7

VI. CONCLUSÃO 7

I. INTRODUÇÃO

Desenvolvido na França no final do século XIX, o rayon ganhou espaço no mercado por conta de sua versatilidade, relação custo-benefício e semelhança com outros tipos de fibras para o consumidor final. É interessante notar que, apesar de ser uma fibra desenvolvida em um processo industrial, o uso de materiais naturais faz com que as peças de roupa confeccionadas com o rayon tenham as mesmas características de conforto e, principalmente, respiro de outros tecidos. Sendo assim, é uma opção bem mais interessante que outros tecidos puramente sintéticos.

Em 1912, foram produzidas as primeiras meias de seda artificial (rayon). A produção desta fibra tem aumentado de ano para ano desde a década de 1920. Hoje em dia, a sua produção industrial é escassa, uma vez que existem processos mais económicos. No entanto, esta fibra é ainda usada na fabricação de certos tecidos, uma vez que é muito fina, macia e resistente.

Estes filamentos podem ser fabricados a partir de polpa de madeira ou das fibras de celulose do algodão. São largamente utilizados na produção de materiais industriais e para tricotar e tecer têxteis usados para fazer roupas, estufamentos e tecidos em geral.

A viscose é a forma mais produzida de rayon. Este método de produção de rayon tem sido utilizado na indústria desde o início do século XX e tem a capacidade de produzir filamentos ou fibras descontínuas. O processo é o seguinte:

1. Celulose: A produção começa com celulose processada (obtida a partir de polpa de madeira e fibras vegetais).

2. Imersão: A celulose é dissolvida em soda cáustica: (C6H10O5)n + nNaOH → (C6H9O4ONa)n + nH2O

3. Pressionando: A solução é então pressionada entre os rolos para remover o excesso de líquido

4. Migalha branca: As folhas pressionadas são desintegradas ou trituradas para produzir o que é conhecido como "migalha branca".

5. Envelhecimento: A "migalha branca" é envelhecida através da exposição ao oxigênio.

6. Xantação: O "crumb branco" envelhecido é misturado com dissulfureto de carbono num processo conhecido como Xantação, as migalhas de celulose alcalina envelhecidas são colocadas em cubas e são deixadas reagir com dissulfureto de carbono sob temperatura controlada (20 a 30 ° C) para formar celulose xantato: (C6H9O4ONa)n + nCS2 → (C6H9O4S-SC-SNa)n

7. Amarelo Migalha: A Xanatação muda a composição química da mistura de celulose e o produto resultante é agora chamado de "crumb amarelo".

8. Viscose: A "migalha amarela" é dissolvida numa solução cáustica para formar viscose.

9. Amadurecimento: A viscose é definido em repouso durante um período de tempo, permitindo que a amadurecer: (C6H9O4S-SC-SNa)n + nH2O → (C6H10O5)n + nCS2 + nNaOH

10. Filtragem: Após a maturação, a viscose é filtrada para remover quaisquer partículas não dissolvidas.

11. Desgaseificação: Quaisquer bolhas de ar são pressionadas a partir da viscose num processo de desgasificação.

12. Extrusão: A solução de viscose é extrudida através de uma fieira , que se assemelha a uma cabeça de chuveiro com muitos pequenos furos.

13. Ácido Banho: Tal como a viscose sai da fieira, ela cai num banho de ácido sulfúrico, o que resulta na formação de filamentos de rayon:

(C6H9O4O-SC-SNa)n + ½nH2SO4 → (C6H10O5)n + nCS2 + ½nNa2SO4

14. Desenho: Os filamentos de rayon são esticados, conhecido como desenho, para endireitar as fibras.

15. Lavagem: As fibras são então lavadas para remover quaisquer produtos químicos residuais.

16. Corte: Se as fibras de filamento forem desejadas, o processo termina aqui. Os filamentos são cortados ao produzir fibras descontínuas.

Laboratorialmente, o processo mais comum é o chamado síntese do rayon cupramônio. A fibra possui esse nome porque é obtida a partir da dissolução da celulose em uma solução que contém o íon tetraminocobre. Para tal, dissolve-se carbonato de cobre (II) básico – CuCO3.Cu(OH)2 – em uma solução aquosa de amoníaco.

CuCO3.Cu(OH)2.H2O(s) + 4NH3(aq) → CuCO3(s) + [Cu(NH3)4]2+(aq) + 2OH–(aq) + H2O(l)

Nessa síntese, o papel pode ser utilizado como fonte de celulose.

II. OBJETIVO

O experimento realizado, teve como objetivo a síntese e análise das propriedades do polímero Rayon, e assim ter o primeiro contato com esse tipo de polímero, usado principalmente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (50.6 Kb)   docx (571.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com