TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Produção de H2

Por:   •  20/10/2019  •  Relatório de pesquisa  •  1.181 Palavras (5 Páginas)  •  135 Visualizações

Página 1 de 5

 

PRODUÇÃO DE H2

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        4

2 OBJETIVOS ------------------------------------------------------------------------------------- 5

3 METODOLOGIA        6

4 RESULTADOS E DISCUSSÃO         8

5 CONCLUSÃO         10

REFERÊNCIAS        11

1 INTRODUÇÃO

O hidrogênio é o elemento mais abundante do universo e é um dos elementos mais importantes do planeta Terra, sendo encontrado nos oceanos e em todas as formas de vida. Apesar de possuir apenas um elétron em sua estrutura atômica, ele exibe propriedades muito complexas e variadas, se comparado a outros elementos (WELLER et al., 2017). 

A forma estável do hidrogênio em condições normais é o di-hidrogênio (H2), sendo, muitas vezes chamado de combustível do futuro por conta de sua disponibilidade, apesar de seu uso direto ser dificultado por conta de sua volatilidade, e baixa densidade de energia. Dessa maneira, esse elemento é muito importante para a indústria química, como matéria prima, e, crescentemente, como combustível (WELLER et al., 2017).

Devida a essa importância, o H2 vem sendo produzido por uma variedade de métodos. O principal processo para a produção do hidrogênio é a reforma a vapor, reação de água e hidrocarbonetos, mas em laboratório, é obtido facilmente por reações de soluções aquosas de ácidos ou álcalis, com elementos eletropositivos (metais reativos). Nessas reações, normalmente realizadas com metais mais reativos que o hidrogênio, como o zinco e alumínio por exemplo, o que ocorre é uma reação de deslocamento, em que o hidrogênio é deslocado por esses metais e liberado no processo (LEE, 2003; WELLER et al., 2017).

Muitos ácidos podem ser utilizados nessas reações, como o ácido sulfúrico (diluído) e o ácido clorídrico que reagem com os metais sem oxidar o hidrogênio. Esse ácidos são melhores escolhas para a produção de hidrogênio em laboratório. Entretanto ácidos como o ácido nítrico ou mesmo o ácido sulfúrico concentrado, são fortes agentes oxidantes, tornando o metal “passivo” e produzindo uma camada de óxido sobre a superfície do metal (LEE, 2003).

Outras formas de se produzir H2, incluem reações de hidretos metálicos com água, reações de Al ou Si com soluções alcalinas e de forma mais eficiente, a partir de fontes renováveis, como a hidrólise da água, todas atendendo a grande demanda por esse elemento tão importante (LEE, 2003).

2 OBJETIVO

Observar experimentalmente a liberação de gás hidrogênio (H2), a partir da reação de ácidos e bases, com base na reatividade de certos metais.

3 METODOLOGIA

  3.1 MATERIAIS E REAGENTES

   3.1.1 Materiais

  • Béquer;
  • Estante para tubos de ensaio;
  • Fósforo;
  • Pipeta de Pasteur;
  • Proveta de 10 mL;
  • Tubos de ensaio;

   3.1.2 Reagentes

  • Ácido sulfúrico (H2SO4) (1 mol/L);
  • Alumínio metálico (Al);
  • Cobre metálico (Cu);
  • Hidróxido de sódio (NaOH) (2 mol/L);
  • Zinco metálico (Zn);

  1.  PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
  • Preparou-se 30 mL de soluções aquosas de ácido sulfúrico e de hidróxido de sódio;
  • Tomou-se seis tubos de ensaio e acrescentou-se, em três deles, 5 mL de solução de H2SO4 e em outros três, 5 mL de solução de NaOH;
  • Em um dos tubos contendo ácido sulfúrico, acrescentou-se 0,33 g de zinco metálico. No outro, 0,30 g de alumínio metálico e em um terceiro, 0,30 g de cobre metálico. Fez-se o mesmo com os tubos contendo hidróxido de sódio;
  • Observou-se atentamente e aproximou-se um fósforo aceso da boca de um dos tubos de ensaio
  • Anotou-se as observações;

4 RESULTADOS E DISCUSSÃO

 4.1 Reação de zinco metálico (Zn) com solução de ácido sulfúrico (H2SO4)

A reação para o procedimento realizado está representada abaixo:

Zn(s) + 2 H2SO4(aq)  →  Zn(SO4)2(aq) + 2 H2(g)

Essa reação, que ocorreu de forma muito lenta, com liberação de bolhas, teve como produtos o sulfato de zinco e a liberação de gás hidrogênio (H2). A reatividade desse metal se dá por conta de o zinco ser um elemento com um maior poder redutor que o hidrogênio e, portanto, mais reativo que o mesmo. Dessa forma, o zinco deslocará o hidrogênio do ácido e formará o gás hidrogênio (LEE, 2003).

4.2 Reação de alumínio metálico (Al) com solução de ácido sulfúrico (H2SO4)

A reação para o procedimento realizado está representada abaixo:

2 Al(s) + 3 H2SO4(aq)    Al2(SO4)3(aq) + 3 H2(g)

Com produtos dessa reação, que ocorreu de forma lenta, tem-se o sulfato de alumínio (Al2(SO4)3) e o desprendimento de gás hidrogênio (H2). O alumínio, metal mais reativo que o hidrogênio, é capaz de se dissolver em ácidos minerais diluídos, liberando hidrogênio (reação de deslocamento) (LEE, 2003).

4.3 Reação de zinco metálico (Zn) com solução de hidróxido de sódio (NaOH)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (204.9 Kb)   docx (15.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com