TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A QUIMICA ANALITICA

Por:   •  29/2/2016  •  Dissertação  •  327 Palavras (2 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 2

Separação e identificação dos cátion do grupo I

Resultados e discussões

Ao ser colocado as amostras do cátion em solução de HCl há formação de um precipitado branco, que corresponde as sais presentes na tabela 1 abaixo:

Tabela 1: precipitados formados após a adição de HCl

Reagente

Ag+

Hg2+

Pb2+

HCl

AgCl ppt branco

Hg2Cl2 ppt branco

PbCl2 ppt branco

Logo após a centrifugação o precipitado foi lavado com água a qual se encontrava uma pequena quantidade de íons Cl- para que não ocorre-se a dissolução de algum sal formado anteriormente.

Depois de separar o precipitado formado acima, foi adicionado 4 mL de água e aquecido para que houvesse a dissolução do precipitado de chumbo. Separando o precipitado do sobrenadante, logo após foi testado no sobrenadante a presença de chumbo adicionado K2CrO4 que um solução laranja e um precipitado branco o PbCrO4. Esse processo foi repetido até que não foi observado a presença de chumbo.

No precipitado restante poderia conter AgCl e Hg2Cl2. Esse precipitado foi adicionado 2 ml de NH3 6 mol.L-, que acarretaria na formação de Ag(NH3)+que é solúvel na solução e também a formação de um precipitado castanho que é o Hg(NH3)Cl + Hg. Podendo assim separar o precipitado do sobrenadante acarretando na separação dos íons.

Porem nessa última parte não foi observado a formação do precipitado castanho, o que ocorreria se não houvesse a presença de Hg2Cl2 no precipitado. Isso pode ter ocorrido devido a dissolução desse precipitado durante o aquecimento que separou o precipitado de chumbo no meio do experimento.

Conclusão

A formação de precipitados e a dissolução dos mesmos permitiram a identificação e a confirmação dos cátions do grupo I ocorre, pois esses cátions são conhecidos como os íons que formam cloretos insolúveis. A identificação e separação de cátions são possíveis utilizando-se de propriedades características dos elementos, mas nos foi possível a identificação do Hg devido à dissolução de seu precipitado.

Referências

RUSSEL, J.B.  Química Geral. 2ª ed. Coordenação de Maria Elizabeth Brotto; tradução e revisão por Márcia Guekezian et al São Paulo: Makron, 1994.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (75.6 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com