TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A QUÍMICA VERDE

Por:   •  4/12/2022  •  Artigo  •  674 Palavras (3 Páginas)  •  63 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

LICENCIATURA EM QUÍMICA

  Disciplina: Química Ambiental

  Professor: Talles Viana Demos

QUÍMICA VERDE

Discentes: Helen Paixão Câmara ......................

São José,

Julho de 2022

FARIAS L. A. e FÁVARO D. I. T. Vinte anos de química verde: conquistas e desafios. Quim. Nova, vol. 34, no. 6, 1089-1093, 2011

LENARDÃO E. J. et al. Os 12 princípios da química verde e sua inserção nas atividades de ensino e pesquisa. Quim. Nova, Vol. 26, No. 1, 123-129, 2003

No percurso intelectual o termo Química Verde vem sendo discutido em vários âmbitos, dia após dia, indicando que há uma inquietação desde 1949 com a questão ambiental e posteriormente foi surgindo um conjunto de fatores como a má utilização de pesticidas e inseticidas, consequência de atitudes impensadas de nos seres humanos com o ambiente em que vivemos, essas preocupações acerca desse assunto trouxe consigo ideias intervencionistas no mundo que iriam possibilitar o caráter preservador dos recursos naturais, a partir daí surgiu o conceito de eco desenvolvimento ou desenvolvimento sustentável.

A proposta de química verde começou a surgir em 1990 cujo a proposta era a redução de poluentes atrelados com ação economicamente efetivas na produção fazendo surgir novas demandas como a diminuição de resíduos, a prática de reciclagem dentre outros, cujo o objetivo era causar menos danos e impactos ambientais. Assim surgiram-se pesquisas cujo objetivo era a prevenção de poluição e suas sínteses sendo criados produtos em uma linha ecologicamente correta, a partir daí as empresas começaram a se preocupar com processos de produção adequado que buscava não somente ganhos econômicos, mas também ganhos ambientais.

Essa perspectiva abrange os 12 princípios da química verde que são: prevenção; economia atômica; sínteses com reagentes de menor toxicidade; desenvolvimento de compostos seguros; diminuição de solventes e auxiliares; eficiência energética; uso de matéria-prima renovável; redução do uso de derivados; catálise; desenvolvimento de compostos degradáveis; análise em tempo real para a prevenção da poluição; química segura para a prevenção de acidentes. A química verde apesar de ser um conceito recente vem conquistando seu espaço em universidades, industrias, agências governamentais e organizações não governamentais onde a química é utilizada para prevenir a poluição ambiental. Cujo intuito é atuar em grandes áreas relacionadas com a educação, síntese, catálise, biocatálise, solventes alternativos, materiais renováveis, processos e análise do ciclo de vida.

É perceptível, atualmente, um avanço no que preconiza a química verde onde há uma mudança na prática e na mentalidade sobre o uso da química, com melhorias continuas voltada para sustentabilidade com a utilização segura e eficaz sobre o uso de substâncias.

Muitos inovações tecnológicas foram surgindo e implementadas para que pudessem ocasionar uma diminuição na produção de resíduos com o objetivo de tratar resíduos de maneira rentável, por técnicas limpas, benignas ao ambiente. No que tange o conceito de química verde está intrinsicamente ligado com uma nova roupagem de produzir substância química que seja capaz de reduzir ou eliminar aquilo que é nocivo à saúde humana ou o meio ambiente, atrelado a tecnologia limpa a partir de um desenvolvimento auto sustentável a partir do o uso de fontes renováveis ou recicladas de matéria-prima; aumento da eficiência de energia, ou a utilização de menos energia para produzir a mesma ou maior quantidade de produto; evitar o uso de substâncias persistentes, bioacumulativas e tóxicas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (98.1 Kb)   docx (32.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com