TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Química Verde

Por:   •  30/11/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.427 Palavras (6 Páginas)  •  54 Visualizações

Página 1 de 6

Química Verde e a aplicação do polietileno

Introdução

A indústria química é uma das mais importantes e dinâmicas áreas da economia mundial e tem uma ampla participação diária na vida das pessoas através da variedade de produtos do ramo alimentar, cosmético, fármaco, energético e de higiene pessoal.

No entanto, dentro do cenário de alerta climático que o nosso planeta enfrenta na atualidade, A indústria química possui um duplo papel. Por um lado, é responsável por algumas das causas que vêm acarretando essa circunstância e, em contrapartida, tem uma função preponderante para abrandar e reverter esta situação de alerta.

Neste contexto, surge a Química Verde que, é definida como: "a invenção, o desenvolvimento e a aplicação de produtos e processos químicos para reduzir ou eliminar o uso e a geração de substâncias perigosas".

A Química Verde é um segmento da química que tem como preocupação primordial buscar processos alternativos que gerem menos poluição, resíduos, que mostrem alta eficiência energética, preze pela utilização de matérias-primas renováveis e gere produtos biodegradáveis e seguros para a sociedade e o meio ambiente.

Desenvolvimento sustentável

A utilização de recursos naturais tem sido primordial para o desenvolvimento económico, gerando benefícios tais como uma diversidade maior de produtos disponíveis. Contudo, apesar da industrialização ter resultado em avanço e modernidade, ocasionando benefícios para as organizações e bem-estar social, ela também resultou em relevantes problemas sociais e ambientais.

Uma questão fundamental na compreensão de processos químicos “inteligentes” é a sustentabilidade. Conceitualmente, a sustentabilidade engloba três aspetos distintos: económico, ambiental e social: representando os três pilares do desenvolvimento sustentável

A questão económica refere-se à ideia de a empresa possuir um sistema de produção que atenda níveis atuais de consumo sem que haja o comprometimento das necessidades futuras. Já o aspeto ambiental consiste na preservação e valorização do meio ambiente e dos recursos naturais no longo prazo, mantendo o equilíbrio ecológico, minimizando riscos e evitando impactos ambientais. E, por fim, a sustentabilidade social se traduz na contribuição que a empresa traz para a sociedade, ou seja, são diversas ações sociais onde a empresa pode estar atuando nesse aspeto social. Tem-se, por exemplo, a oferta de emprego na empresa.

Diante disso, as empresas estão assumindo um papel cada vez mais relevante em prol da sustentabilidade, buscando diminuir os impactos sociais e ambientais gerados pela produção. Pode-se dizer que isto causa um impacto positivo direto tanto no aspeto ambiental quanto no social e, se feito de forma inteligente, pode gerar impacto positivo até mesmo no aspeto económico.

A utilização de fontes renováveis pode consistir em disponibiliza uma opção aos produtos oriundos de fontes não renováveis, sendo, portanto, uma vertente interessante para as empresas que buscam a sustentabilidade.

A indústria química e a questão ambiental

A ciência química possibilita a realização de transformações na estrutura da matéria. Com as inovações de produtos, serviços e mudanças na base tecnológica da indústria, foram trazidos, juntamente com essas alterações, novos e complexos problemas ambientais.

A indústria química é a maior responsável pela disseminação de substâncias tóxicas no meio ambiente, o que nos permite concluir que existe uma necessidade e uma urgência em mudanças na mesma para melhor tratar os problemas causados.

A atenção dos profissionais da química está voltada principalmente para as consequências que esta indústria pode ter sobre a saúde humana e sobre o meio ambiente (solo, água, ar).

Controlar e remediar os poluentes não são mais suficientes – devem-se direcionar os esforços no sentido de reduzir e, principalmente, prevenir o descarte de substâncias nocivas ao ambiente.

Os principais impactos causados pelos processos químicos são destruição da camada de ozônio, poluição do ar, smog, derramamento de petróleo no mar; aumento do efeito estufa, aumento da incidência da chuva ácida, poluição da água de rios e oceanos e o aquecimento global. Todos estes constituem importantes desafios que as indústrias e a sociedade tiveram que enfrentar.

Os resíduos perigosos, gerados principalmente pela indústria química, são também extremamente preocupantes, pois, quando incorretamente gerenciados, tornam-se uma grave ameaça ao meio ambiente. Atualmente, é impossível não conhecer esta realidade e não há possibilidade de ficar à margem destas preocupações. Com base em todos estes conceitos, os profissionais da área estão buscando meios para evitar a ocorrência de e solucionar tais problemas.

História da Química Verde

POWERPOINT

Polietileno

O polietileno (PE) é uma das polas olefinas mais abundantes e utilizadas no mundo, devido às suas características físico-químicas atrativas, como alta resistência química e mecânica, além de ser inodoro e atóxico.

O PE possui várias aplicações, especialmente na produção de recipientes ou embalagens para diversos produtos. No entanto, posto que podem ser substituídos facilmente, após uma curta vida, os PE são descartados para o meio ambiente.

Devido à sua resistência à degradação, mantém-se no meio ambiente por longos períodos, provocando sérios problemas ambientais de contaminação e malefícios aos animais e outras espécies de organismos vivos.

O polietileno convencional é produzido a partir da polimerização através da adição do etileno. Comumente o etileno é obtido por intermédio do craqueamento da nafta proveniente do refino do petróleo. Após o craqueamento é submetido à etapa de purificação onde ocorrerá a transformação do etileno (ou eteno) em polietileno. Por fim, os produtos são modificados fisicamente e/ou quimicamente através do processo de polimerização, dando origem ao produto final.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)   pdf (53.5 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com