TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Química do Carbono

Por:   •  12/3/2017  •  Projeto de pesquisa  •  308 Palavras (2 Páginas)  •  283 Visualizações

Página 1 de 2

A química do Carbono

Dentro da Química existem vários elementos que possuem distintas funções, classificações, famílias, peso atômico e distribuição eletrônica, alguns tendo peculiaridades que fogem à regra. Dentre eles, existe um elemento químico chamado Carbono, que é um dos mais conhecidos e de extrema importância, presente em muitas coisas essenciais, desde orgânico até o não orgânico.

O carbono é um elemento químico não-metálico, possui a massa atômica 12, apresenta 4 elétrons na sua última camada, localiza-se na família 4A e é Tetravalente¹, ou seja, possui a capacidade de realizar quatro ligações químicas. Essas ligações podem ser apresentadas de três formas: a primeira possui uma ligação simples, sendo o eixo da ligação frontal; a segunda é formada de ligação dupla, sendo os eixos um frontal e um lateral; e a terceira e última forma é composta por três ligações, duas laterais e uma frontal. Os carbonos ainda têm quatro nomenclaturas (tipos), indo de primário até quaternário, isso seguindo rigorosamente o número de carbonos com que são ligados. Ligado a 1 carbono, é chamado de primário; ligado a dois, é chamado de secundário; e assim sucessivamente.

As ligações químicas são normalmente representadas de 3 formas. A primeira é chamada de Estrutura Plana, onde mostra todos os átomos da estrutura e suas ligações. A segunda é chamada de Bastão e mostra somente as ligações químicas entre carbonos, sendo cada parte dela um átomo de Carbono. E a terceira, chamada de Lewis, mostra cada um dos átomos juntamente de sua Camada de valência.

Apresentando características essenciais e muito úteis, o carbono é um dos elementos que mais faz parte de toda a nossa vida. Não é à toa que é considerado o átomo da base da vida orgânica, possuindo em sua grande maioria ligações enormes, o que possibilita a ele muitas funções, do grafite ao diamante, o carbono faz parte de nossas vidas.

¹(http://www.infoescola.com/elementos-quimicos/carbono/)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (29.4 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com