TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Reatividade dos óxidos

Por:   •  3/5/2018  •  Relatório de pesquisa  •  838 Palavras (4 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 4

ESTUDO DA REATIVIDADE DOS ÓXIDOS

(Prática alternativa para o Ensino Médio)

Gabriel Rodrigues Bittencourta, Patrícia Felisbino Colomboc

a,b,Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina - IFSC– Campus Criciúma

Professor/Disciplina: Almir Ribeiro/ Química Inorgânica Experimental

e-mail: pfelisbino@gmail.com

Criciúma, 13 de abril de 2018

1. INTRODUÇÃO

Reações químicas com óxidos são consideradas processos químicos que ocorrem quando substâncias deste grupo de substâncias orgânicas reagem com água. Existem diferentes tipos de óxidos e suas reações tendem a ser bastante reativas. Dentre os tipos de óxidos podemos destacar os básicos, ácidos. Os óxidos ácidos e básicos possuem a capacidade de reagir e, quando isso ocorre, eles formam um sal e água. (DIAS, 2018).

Óxidos básicos normalmente são formados por metais alcalinos ou alcalinos terrosos, são iônicos e sua formação exige uma grande quantidade de energia para formar O2, que quando reage com água é convertido em OH-. Todavia existem óxidos metálicos que mesmo sendo iônicos não reagem com água. (LEE, 1999)

Óxidos ácidos geralmente são formados por ametais de caráter covalente, apresentam baixo ponto de fusão e ebulição. Todos têm caráter muito ácido e muitos deles são anidridos dos correspondentes ácidos. (LEE, 1999)

2. MATERIAIS E MÉTODOS

2.1 Descrição dos materiais e reagentes

Os materiais utilizados para o desenvolvimento deste experimento foram: 02 garrafas plásticas de 500mL, Proveta de 500mL, 01 funil de vidro, 01 espátula, balança analítica, 02 vidros de relógio, 02 tiras de papel indicador de pH.

E como reagentes: Óxido de Cálcio (CaO), Água Destilada e Água Mineral com gás.

2.2 Procedimento experimental

Com a informação previamente recebida que para o preparo de uma solução de 100mL, seria necessário 0,5g de CaO, foi calculado a quantidade do óxido para a solução de 250 mL.

Foram pesadas duas amostras de 1,25g de CaO e com o auxílio do funil fora transferidas para cada uma das duas garrafas plástica, contendo 250 mL de água destilada em uma e 250 mL de água mineral com gás na outra. A quantidade de água foi medido com uma proveta de 500 mL e também transferido para a garrafa plástica.

Com a adição do CaO, a solução foi agitada manualmente, para homogeneizar a mistura.

Após a homogeneização, foram aguardados alguns minutos e observado se houve alguma alteração visual e em seguida verificado o pH das misturas com o papel indicador de pH.

3. RESULTADOS E DISCUSSÃO

A determinação da quantidade de Óxido de Cálcio necessário para a o preparo de 250 mL da solução, foi feito através de regra de três, sabendo-se que para cada 100 mL são necessários 0,5g de CaO.

0,5 gramas                 100mL[pic 2]

        X                         250mL[pic 3]

                X= 1,25g de CaO

3.1 CaO + Água Destilada

Ao ser adicionado o CaO na água destilada, observou-se que algumas partículas ficaram em suspensão e teve um leve aquecimento na solução, que ficou com a coloração leitosa, por tratar-se de uma reação exotérmica do óxido de cálcio com água, formando hidróxido de cálcio (Cal Hidratada), numa reação de síntese.

CaO(s) + H2O(l)                Ca(OH)2 (aq)[pic 4]

O pH verificado foi de 12, comprovando a formação de uma base produzida pela reação de um óxido básico com água.

 

3.2 CaO + Água Mineral com gás

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (161.1 Kb)   docx (70.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com