TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reatividade Dos Metais

Trabalho Universitário: Reatividade Dos Metais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2012  •  292 Palavras (2 Páginas)  •  1.441 Visualizações

Página 1 de 2

INTRODUÇÃO

Em química, reatividade dos metais consiste na tendência que uma reação química tem em acontecer. É um conceito qualitativo, mas pode ser qualificado pela atribuição de uma série de energias, definido para condições particulares, tais como, pressão constante, ou sobre volume constante.

Pode ser chamada de reatividade de um metal a capacidade que ele possui para deslocar outro em uma reação de deslocamento. Os metais que tem maior tendência de ceder elétrons são mais reativos, com menos tendência de ceder, aparecem no final da fila. Os metais reativos doam elétrons para os menos reativos espontaneamente, estabelecendo assim, as reações espontâneas. Quando ocorre o inverso, ou seja, o metal mais reativo, constitui-se uma reação não espontânea.

Li>K>Rb>Cs>Ba>Sr>Ca>Na>Mg>Al>Mn>Zn>Cr>Fe>Co>Ni>Sn>Pb>H>Cu>Hg>Ag>Pd>Pt>Au

Os metais estão colocados em fila de reatividade química, em ordem decrescente de reatividade ou em ordem crescente de nobreza. Muitos desses metais são suficientemente eletropositivo para reagir com ácidos inorgânicos, liberando H2. Quanto maior for a eletropositividade de um metal, maior será a sua capacidade de doar elétrons e menor será a sua nobreza.

Metais nobres como ouro(Au), a prata(Ag) e a platina (Pt) são chamados nobres pela sua falta de reatividade química, isto é, dificilmente são atacados por substâncias químicas. E o magnésio desloca o zinco porque é mais reativo do que ele, isto é , o Mg vem antes do Zn na fila de reatividade, e o Zn não ocorre porque ele é menos reativo do que o Mg. Entre os metais nobres, inclui-se os metais alcalinos, metais alcalinos terrosos, e outros metais, já os mais nobres são os metais a direita do hidrogênio(H) na fila de reatividade. Os metais constitui o grupo de elementos mais numerosos que existe. Em condições ambientais são encontrados na forma sólida, mas com algumas exceções que se encontram na forma líquida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com