TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A SÍNTESE E PURIFICAÇÃO DA ACETANILI|DA

Por:   •  22/6/2021  •  Relatório de pesquisa  •  1.970 Palavras (8 Páginas)  •  171 Visualizações

Página 1 de 8

SÍNTESE E PURIFICAÇÃO DA ACETANILIDA

1 - INTRODUÇÃO

        A anilina é muito utilizada comercialmente na preparação de vários corantes e medicamentos. Ao reagir com ácido acético, é produzida a acetanilida.[1]

Em 1886, Cahn e Hepp introduziram a acetanilida como um antipirético, sob o nome de antifebrina, onde a descoberta de suas propriedades terapêuticas aconteceu de forma acidental[2]. Como seu produto é excessivamente tóxico, por formar metemoglobina (hemoglobina incapaz de transportar oxigênio), acabou sendo retirado da lista de fármacos oficiais. Entretanto, alguns de seus derivados, são encontrados como analgésicos antipiréticos: Fenacetina e Paracetamol[2]. Em 1948 Brodie e Axelrod constataram que paracetamol era o maior metabólito da fenacetina e da acetanilida.Os antipiréticos ou antitérmicos são fármacos que eliminam ou aliviam estados febris, no entanto só baixam a temperatura quando ela está elevada[2].

[pic 1]

Pode-se sintetizar a acetanilida através de uma reação de acetilação (ácido base de Lewis) de uma amina (anilina), a partir do ataque nucleofílico do grupo amino sobre a carbonila do anidrido acético, seguido de eliminação do sub-produto ácido acético[3].

[pic 2]

A acetilação é uma reação que resulta na introdução de um grupo acilo (R- C=O) em um composto orgânico. Nesta reação, pode-se utilizar vários reagentes (ácidos de Lewis), dentre eles o anidrido acético que é ideal para acetilação em soluções aquosas, devido à sua baixa velocidade de hidrólise, formando um produto de alta pureza e bom rendimento[4]. Com isso, temos que as aminas podem ser acetiladas de diversas maneiras:

- Ácido acético[5]: É de interesse comercial em razão de seu menor custo. Por outro lado, ele requer longo tempo de aquecimento.

[pic 3]

- Cloreto de acetila[5]: Reage vigorosamente, liberando HCl, que converte metade da amina no seu cloridrato (sal), tornando-a incapaz de participar da reação.

[pic 4]

- Anidrido acético[5]: Sua velocidade de hidrólise é suficientemente lenta para permitir que a acetilação da amina seja realizada em soluções aquosas. Produto de alta pureza e com bom rendimento, mas não é apropriado para reação com aminas desativadas (bases fracas).

[pic 5]

Há ocasiões em que é desejável ter uma solução que possa manter uma concentração do íon H+ constante ao se adicionar quantidades relativamente pequenas de íons H+ ou OH-. Essas soluções são chamadas soluções tampões, onde têm a capacidade de manter a concentração de íons H+. São na realidade uma mistura de um ácido fraco e sua base conjugada.[5]

A recristalização é quando volta a cristalizar a substância, onde essa substância é dissolvida num determinado solvente em temperatura mais elevada na qual é mais solúvel[2]. A seguir resfria-se o sistema e o soluto (em excesso na temperatura mais baixa). É o método mais comum de purificação de substâncias sólidas, uma vez que tais substâncias raramente são puras quando obtidas a partir de uma reação[2]. Desta forma, é baseado nas diferenças de solubilidade das substâncias sólidas em diferentes solventes e no fato de que a maioria das substâncias sólidas é mais solúvel a temperaturas mais elevadas[2]. Assim, o sucesso da recristalização depende muito da escolha do solvente.

Algumas impurezas podem se dissolver no solvente em ebulição durante a recristalização, que é parcialmente absorvido pelos cristais que se formam pelo resfriamento resultando em um produto colorido[6]. Desta forma, essas impurezas podem ser removidas pela adição de pequenas quantidades de carvão ativado à solução a ser aquecida, com isso, as impurezas adsorvidas na superfície das partículas de carvão são removidos durante a filtração à quente[6].

Esse carvão ativado é uma forma de carbono puro com partículas de baixa granulometria que adsorvem impurezas sem modificar a composição química da substância a ser tratada[6]. No entanto, a quantidade a ser adicionada deve ter entre 1 a 2% da massa da amostra, pois se este estiver em excesso pode levar a perdas do material a ser purificado[6].

2 - OBJETIVO

        O objetivo desta prática é sintetizar através da reação da anilina com anidrido acético e purificar por recristalização a acetanilida, calculando no final o rendimento desta reação.

3 - RESULTADOS E DISCUSSÃO

3.1 - Síntese

        A acetanilida é uma amida secundária que pode ser sintetizada através da acetilação da anilina, a partir do ataque nucleofílico do grupo amino sobre o carbono carbonílico do anidrido acético formando um subproduto da reação.

[pic 6]

        As aminas podem ser acetiladas de diversas maneiras, mas no caso dessa prática foi utilizado o anidrido acético, onde sua velocidade de hidrólise é suficientemente lenta, permitindo que a acetilação da amina seja realizada em soluções aquosas, além de ser um produto de alta pureza e com um bom rendimento.

        Vale ressaltar que a acetilação é utilizada frequentemente para “proteger” grupos funcionais aminos primários e secundários[5]. Além do mais, aminas acetiladas são menos suscetíveis a oxidações, menos reativas em reações de substituição aromática e menos propensas a participar de muitas reações típicas das aminas livres, pois são menos básicas[5]. Lembrando que o grupo amino pode ser prontamente regenerado em meio ácido ou básico[5].

        Nesta síntese, foi desejável utilizar uma solução tampão, ou seja, uma solução que mantém a concentração do íon H+ constante (mistura de um ácido fraco e sua base conjugada), com isso utilizou-se o tampão ácido acético - acetato de sódio para que impedisse a protonação da amina (anilina).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)   pdf (537.8 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com