TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Síntese do Diazoaminobenzeno

Por:   •  12/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.417 Palavras (6 Páginas)  •  1.339 Visualizações

Página 1 de 6

Sumário

1.        Introdução        3

1.1.        Triazenos        3

1.2.        Diazoaminobenzeno        4

1.3.        Reação de confirmação        5

1.4.        Propriedades físico-químicas        5

2.        Objetivo        6

3.        Procedimento experimental        6

3.1.        Materiais e reagentes        6

3.2.        Metodologia        6

4.        Resultado e discussão        7

4.1.        Síntese do diazoaminobenzeno        7

4.2.        Reação de confirmação        8

5.        Conclusão        8

6.        Referências bibliográficas        8


  1. Introdução

A inercia química do nitrogênio é facilmente explicada pela elevada estabilidade da tripla ligação N≡N. Desta forma, o nitrogênio tem baixa tendência de formar cadeias catenadas, pois estas tendem a se decompor liberando nitrogênio molecular.

Compostos que apresentam sistemas catenados de nitrogênios são extremamente importantes, uma vez que se configuram promissores para as mais variadas áreas de pesquisa, tais como: catálise, síntese inorgânica, produtos naturais, atividades biológicas, bioinorgânicas, entre outras.

Estas estruturas podem apresentar até um máximo de dez átomos de nitrogênio ligados em sequência, mas apresentam o inconveniente de serem altamente instáveis devido a presença de ligações simples e duplas alternadas. Uma forma de proceder a estabilização destes compostos é a substituição dos hidrogênios terminais por grupos orgânicos, o que acarreta uma deslocalização da densidade eletrônica através de efeitos indutivos e mesoméricos.

  1. Triazenos

Os compostos triazenos configuram-se como uma cadeia contendo três nitrogênios sequenciais. Espécies dessa natureza podem se coordenar a diferentes centros metálicos e apresentar habilidade de impor determinadas geometrias de coordenação. Um exemplo de triazeno genérico está ilustrado na figura abaixo.

[pic 1]

Figura 1- Representação genérica do 1,3-triazeno monocateado

Neste composto o grupamento “R” caracteriza-se por ser um composto orgânico alifático, aromático, ou ainda contendo heteroátomo.  

O primeiro relato de síntese destes compostos data de 1859, quando Peter Griess sintetizou um composto orgânico com três átomos de nitrogênio catenados, o 1,3-difeniltriazeno.


  1. Diazoaminobenzeno

O diazoaminobenzeno ou 1,3-difenil-1-triazeno é um composto cristalino amarelo-dourado.

Estudos prévios demonstraram que o diazoaminobenzeno (ou DAAB) tem efeito carcinogênico em humanos. Mostrou-se que, tanto em animais de experimentação quanto em tecido humano, o DAAB é metabolizado a benzeno, um composto previamente conhecido como carcinogênico. A via de metabolização sugerida para o DAAB é a clivagem pelas enzimas do fígado ou, ainda, pelas bactérias do trato intestinal. Os metabólitos são anilina, benzeno e nitrogênio. Tanto o benzeno quanto a anilina podem vir a ser metabolizados pelo citocromo P450 e enzimas conjugadoras.

Diazoaminobenzeno pode ser preparado a partir da diazotação da anilina, seguida da condensação com anilina livre, como pode ser observado na imagem abaixo.

[pic 2]

Figura 2- Rota de síntese do DAAB


  1. Reação de confirmação

Uma das vias possíveis para confirmar a síntese do diazoaminobenzeno é através da reação de formação de uma base de Schiff, cuja reação genérica pode ser observada na imagem abaixo.

[pic 3]

Figura 3- Reação genérica da formação de uma base de Schiff

Entretanto, diferente do usual, onde se confirma a presença de determinada substância através da mudança de cor do analito, aqui o esperado é que não haja alteração, pois esta indicaria a formação do p-aminoazobenzeno, e não do diazoaminobenzeno.

  1. Propriedades físico-químicas

É importante conhecer as características dos reagentes que se manuseia no laboratório, as propriedades físico químicas dos compostos envolvidos nesta síntese podem ser observadas na tabela abaixo.

Nomenclatura

Densidade (g.mL-1)

Massa Molar (g.mol-1)

Ponto de fusão(°C)

Ponto de ebulição(°C)

Solubilidade em água

(g.L-1)

Ácido clorídrico

1.18

36.46

–27.32

48

720

Anilina

1.0217

93.13

−6.3

184.13

0,36

Nitrito de sódio

2,17

68,99

271

--

820

Acetato de Sódio

1,52

82,03

324

--

365

Diazoaminobenzeno

--

197,23

98º

146

--


  1. Objetivo

Realizar a síntese do diazoaminobenzeno a através da diazotação da anilina, realizando procedimento de confirmação e cálculos de rendimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)   pdf (244.6 Kb)   docx (594.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com