TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A TITULAÇÃO E PADRONIZAÇÃO DE SOLUÇÕES

Por:   •  19/8/2017  •  Relatório de pesquisa  •  1.697 Palavras (7 Páginas)  •  887 Visualizações

Página 1 de 7

Anderson Rocha[pic 3]

Gabriela Parro

TITULAÇÃO E PADRONIZAÇÃO DE SOLUÇÕES

Relatório de Química Geral Experimental apresentado ao IFPR – Instituto federal do Paraná - como requisito parcial para obtenção de conceito bimestral

                                                                                                                                                                                                                 

Profª. Me.  Gleice Rocha dos Santos Almeida

PARANAVAÍ

2017

  1. INTRODUÇÃO

  1. Titulação

A titulação é um processo empregado na química para determinar a quantidade de uma substância em solução, à qual, nesse caso, dá-se o nome de titulado. Para isso, utiliza-se uma solução de concentração bem definida, à qual se dá o nome de titulante. A solução do titulante deve ser preparada com um padrão primário ou deve ser padronizada (padrão secundário) empregando-se um padrão primário.  (SUAREZ; FERREIRA E FILHO, 2007).

      Em uma titulação ácido-base, faz-se reagir um ácido com uma base até atingir o ponto de equivalência ou ponto de viragem, que pode ser determinado empregando-se um indicador ácido-base, ou por meio do ponto de inflexão da curva de titulação, que pode ser obtida empregando-se um medidor de pH (pHmetro). No entanto, embora o ponto de equivalência indique o termino da titulação, nem sempre os volumes das soluções que são utilizadas resultam em uma solução final neutra, com pH igual a 7. (SUAREZ; FERREIRA E FATIBELLO, 2007)

   1.2. Padronização de soluções

Ao preparar soluções, como em todo procedimento experimental, alguns erros podem ser cometidos. Eles têm como causas comuns o uso inadequado da vidraria, as falhas na determinação da massa e de volume e a utilização de reagentes de baixo grau de pureza, entre outras. Através do processo de padronização é possível verificar o quanto a concentração da solução preparada aproxima-se da concentração da solução desejada (BOONE; VIEIRA; RAMOS e BONATTI, 2011).

       Existem substâncias com características bem definidas, conhecidas como padrões primários, que são utilizadas como referência na correção da concentração das soluções através do procedimento denominado padronização ou fatoração (Baccan, 2001). Tal procedimento consiste na titulação da solução de concentração a ser determinada com uma massa definida do padrão primário adequado (BOONE; VIEIRA; RAMOS e BONATTI, 2011).

  1. OBJETIVOS

Padronizar soluções de ácido clorídrico e hidróxido de sódio a partir de técnicas de titulação, praticar técnicas rotineiras de laboratório e aperfeiçoar o manuseio de vidrarias.

  1. MATERIAIS E REAGENTES

  1. Materiais
  • 3 béqueres de 100 ml;
  • 3 erlenmeyers de 250 ml;
  • Bastão de vidro;
  • Conta gotas;
  • Funil;
  • Bureta de 25 ml;
  • Balão volumétrico de 100 ml;
  • Espátula;
  • Vidro relógio;
  • Suporte
  • Garra
  • Pipeta volumétrica de 10 ml
  • Balança analítica.
  1.  Reagentes
  • Carbonato de sódio PA;
  • Hidróxido de Sódio PA;
  • Solução de HCl 0,2M;
  • Fenolftaleína;
  • Alaranjado de metila;
  • Água destilada.
  1.  METODOLOGIA

4.1. Preparo de solução de Na2CO3.

              Inicialmente, pesou-se 0,159 g de Na2CO3 em uma balança analítica. Em seguida, dissolveu-se o Na2CO3 em um erlenmeyer de 100ml utilizando água destilada e adicionou-se 3 gotas de alaranjado de metila (indicador).

Preparou-se mais duas soluções do sal com massas de 0,158 (titulação 2) e 0,159 (titulação 3), respectivamente

4.2. Padronização da solução de HCl 0,2 M.

               Primeiramente, completou-se uma bureta de 25ml com solução de HCl 0,2 Mol/L. Em seguida, colocou-se o erlenmeyer com a solução de Na2CO3 sob a torneira e foi titulada até sua completa neutralização.

               O processo da titulação foi repetido mais duas vezes e identificado como titulação 2 e titulação 3.

4.3. Preparo da solução de NaOH 0,25 M.

Inicialmente pesou-se 1,001 g de NaOH em escamas em uma balança analítica. Em seguida, dissolveu-se a base em um béquer de 100 ml utilizando água destilada.

Após a completa dissolução, a amostra foi transferida para um balão volumétrico de 100 ml, onde pode-se completar o volume da solução, obtendo-se assim, teoricamente, uma solução de Hidróxido de Sódio com concentração de 0,25 Mol/L.

4.4. Padronização da solução de NaOH 0,25 M.

Com a utilização de uma técnica de titulação, pode-se padronizar a solução de NaOH anteriormente preparada.

Primeiramente, completou-se uma bureta de 25 ml com solução de HCl 0,205 Mol/L previamente padronizada. Em seguida, com o auxílio de uma pipeta volumétrica de 10 ml, transferiu-se 20 ml da solução de NaOH para um erlenmeyer de 250 ml, onde se adicionou três gotas do indicador fenolftaleína. A solução de NaOH foi então titulada até sua completa neutralização.

O processo de titulação foi repetido mais duas vezes, porém, ao invés de 20 ml de NaOH, transferiu-se apenas 10 ml de solução, adicionando água destilada ao Erlenmeyer para melhor visualização da amostra.

  1. RESULTADOS

5.1. Padronização do HCl.

Para definir a quantidade de Na2CO3 necessária para neutralizar a solução de HCl, analisou-se a seguinte reação:  

[pic 4]

Definindo-se que a proporção de Na2CO3 para HCl é de 1/2 pode-se utilizar a seguinte formula.

[pic 5]

Assim, pode-se definir valores estimados a formula para definição da massa de Na2CO3.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)   pdf (225.4 Kb)   docx (38.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com