TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A prática comum de química

Seminário: A prática comum de química. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/9/2013  •  Seminário  •  771 Palavras (4 Páginas)  •  563 Visualizações

Página 1 de 4

FACULDADE PITÁGORAS

TRABALHO AULA PRÁTICA

Química Geral

Grupo: Bianca Andrade G. Barros, Lindair Nascimento, Pedro Henrique G. Barros

13/9/2013

Questão 1 : A gasolina comercial é uma substância pura ou mistura ? E depois de extraído o etanol? Justifique.

A gasolina comercial é uma mistura. Depois de extraído o etanol, a gasolina se torna pura, pois a água não se mistura com a gasolina, pois suas ligações com o álcool são mais fortes (pontes de hidrogênio) que as da gasolina (dipolo induzido).

Questão 2 : Explique o fato de o etanol ser solúvel em gasolina e água enquanto água e gasolina são imiscíveis.

O etanol é anfótero, possui uma parte polar (hidroxila ligada ao carbono) e uma parte apolar (cadeia carbônica), sendo assim ele é solúvel tanto em gasolina (apolar) quanto em água (polar). Porém, no sistema água/álcool/gasolina, a polaridade prevalece e ele passa para a fase aquosa, um fato que ajuda essa maior solubilidade em H2O é a existência de pontes de hidrogênio.

Questão 3 : Compare a densidade da gasolina com a densidade da mistura água + etanol.

A densidade da gasolina pós separação do etanol fica maior que a densidade da mistura etanol+água. Segue abaixo o cálculo das densidades:

Peso inicial da gasolina comercial: 23,39g

Peso final: 60,61g

d = m/v 60,61-23,39 = 37,22

d = 37,22/50 = 0,74g/ml (gasolina)

d = 23,39/50 = 0,47g/ml (mistura)

Questão 4 : Quais as vantagens econômicas, ambientais e estratégicas do uso do etanol como combústivel? E as desvantagens?

Vantagens do etanol como combustível:

Composição do álcool: hidrogênio, carbono e oxigênio. Também conhecido como etanol ou álcool etílico, este combustível é produzido por fermentação a partir da cana de açúcar.

Poder calorífico do álcool: 6300 cal/g. Esse número significa que o combustível libera grande quantidade de energia ao ser queimado.

Apresenta preço acessível: O álcool foi uma solução brasileira como alternativa ao petróleo, esta questão econômica é justificada pelo fato de que no ano 2000 o petróleo teve uma alta no preço. No ano de 2003 teve início a produção e venda de carros flexfuel (motores que funcionam com álcool e gasolina), a venda do álcool a partir daí teve um considerável aumento.

Em relação ao ambiente: o álcool é um combustível ecologicamente correto, não afeta a camada de ozônio e é obtido de fonte renovável. A diferença começa na sua queima, ela emite menos gases poluentes na atmosfera, pelo fato do álcool ser derivado da cana-de-açúcar e não do petróleo.

Questão 5 – Compare pipeta e proveta em relação à precisão das medidas de volume. Quais as fontes de erro nas medições de volume?

Proveta é um instrumento cilíndrico de medida para líquidos. Possui uma escala de volumes pouco rigorosa. Pode ser fabricada em vidro ou plástico, com volumes que normalmente variam entre 5 e 2000 mililitros. Para a medida devolumes mais precisos e exatos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com