TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A reação entre o cloreto de ferro III + o hidróxido de sódio

Abstract: A reação entre o cloreto de ferro III + o hidróxido de sódio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2013  •  Abstract  •  538 Palavras (3 Páginas)  •  13.127 Visualizações

Página 1 de 3

Experimento II

A reação entre o cloreto de ferro III + o hidróxido de sódio é:

FeCl3 (aq) + 3 NaOH (aq) = Fe(OH)3(s) + 3 NaCl(aq)

Neste caso, o precipitado formado terá coloração marrom e será um precipitado coloidal (não se decantará, ficará em suspensão), por isso, deve-se filtrar para separá-lo do restante da solução.

O precipitado formado é o hidróxido de ferro III e sua fórmula é Fe(OH)3.

Experimento III

As raspas de magnésio em contato com a chama do bico de busen, queimam, enquanto queima ele produz uma luz branca intensa e ofuscante ocorrendo da energia liberada na reação. Isso tudo ocorre por que quando o magnésio se queima, os átomos de Mg reagem com moléculas de O2, da chama do bico de busen, para formar oxido de magnésio, MgO, um sólido iônico dado pela equação balanceada :

2Mg(s) + 02(g) → 2MgO(s)

Quando o magnésio reage com oxigênio, o magnésio perde elétrons e forma o íon magnésio M 2+. O oxigênio ganha elétrons e forma íon Oxido 2-, sendo que no final dessa reação, sobra uma fita bem frágil de um sólido, branco, MgO. Isso se trata do que nos químicos chamamos de reação de combinação, onde duas ou mais substancias reagem para formar um produto.

Experimento IV

Quando adicionamos o pedaço de Fio Cobre na solução de Nitrato de Prata, ocorre uma reação Redox, formando Prata Metálica e solução azul de Nitrato de Cobre (II). Isso ocorre pelo fato, que o cobre esta acima da prata, na serie de atividades de metais em solução aquosa, portanto o cobre metálico pode ser oxidado por íons Prata, sendo que após um breve intervalo de tempo, depois do cobre ser adicionado à solução, a prata metálica deposita-se sobre o cobre e a solução torna-se azul, cor característica dos íons Cu2+ aquosos, em nível microscópicos, íons Ag+ entram em contato direto com a superfície do cobre, onde ocorre a transferência de elétrons. Dois elétrons são transferidos de um átomo de Cu para dois íons Ag +. Íon cobre Cu2+ entram na solução e átomos de prata depositam-se na superfície do cobre. Essa reação permite comparar a reatividade de ambos os metais. O cobre desloca a prata, e, portanto o cobre é mais reativo do que a prata, tendo a seguinte reação balanceada:

Cu(s) + 2 AgNO3(aq) → 2 Ag(s) + Cu(NO3)2(aq)

Experimento V

Experimento VI

A reação entre estes dois é marcada pela formação de um gás, o dióxido de carbono (CO2). Que é rápida o suficiente para quase impedir a visualização dentro do líquido do pó de cor branca que é o carbonato de cálcio.

2HCl (aq)+ CaCO3(s) –> CO2 (g) +H2O(l)

Experimento VII

A reação ocorrida é a seguinte:

2 Al(s) + 6 HCl(aq) → 2AlCl3(aq) + 3 H2(g)

Logo, o alumínio em raspas reage com o ácido clorídrico concentrado na

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com