TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS SOLUÇÕES

Por:   •  17/9/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.627 Palavras (7 Páginas)  •  458 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA

DEPARTAMENTO DE QUÍMICA

QUÍMICA GERAL I

PROFESSOR JONKÁCIO ALMEIDA DE MELO

JOÃO ANTONIO NASCIMENTO SANTOS

ESTRUTURA ATÔMICA

Boa Vista, RR

 2017

JOÃO ANTONIO NASCIMENTO SANTOS

ESTRUTURA ATÔMICA

 [pic 2]

Boa Vista, RR

 2017

RESUMO

A primeira idéia sobre átomo foi de que essa palavra significava indivisível. Para os gregos tudo que nos cerca é constituído por átomos. O primeiro modelo atômico apresentado foi o do químico John Dalton em 1803. Sua teoria atômica foi baseada no modelo de que os átomos são permanentes, indivisíveis e imutáveis. Para explicar as características elétricas da matéria, as quais não estavam inseridas no modelo de Dalton, outros cientistas iniciaram vários experimentos com eletricidade. Em 1887, o físico inglês J.J. Thomson mostrou que as partículas em raios catódicos são carregadas negativamente (elétrons), e através de tubos crookes, mostrou que o átomo tem partes negativas e positivas, sugerindo ser uma esfera carregada positivamente na qual alguns elétrons estariam encaixados. Esse modelo foi denominado “pudim de ameixas”. Mais tarde em substituição ao modelo de Thomson outro cientista, o neozelandês E. Rutherford, fez importantes experimentos, implantando o conceito de átomo nuclear e concluiu que o átomo teria um pequeno núcleo carregado positivamente, redeado por uma região comparativamente maior, contendo os elétrons. Em 1914, Rutherford demonstrou a existência do próton, posteriormente, o físico inglês J. Chadwick, descobriu uma partícula que tinha aproximadamente a mesma massa de um próton, denominada de nêutron. O cientista Bohr passou a questionar a física clássica, procurando descobrir junto com os outros estudiosos, a falha para partículas pequenas. Bohr descobriu que em um átomo a energia de um elétron é quantizada, e de acordo com o nível de energia desse elétron, o átomo pode estar em seu etado fundamental ou estado excitado. No início do século XX, com os físicos Max Plank e Albert Einstein, foi mostrado que as radiações eletromagnéticas comportavam-se como minúsculos pacotes de energia chamados fóton (quantum), dando origem à teoria de quantum. Atualmente a idéia de quantização de energia eletrônica é considerada a mais apropriada.

Palavras-chave: Átomo. Química. Modelos atômicos. Matéria. Mecânica quântica.

SUMÁRIO

1         Introdução...................................................................................................     4

1.1         Estrutura atômica......................................................... ...............................     4

1.1.1        Modelos atômicos.........................................................................................    4

1.2         Natureza elétrica.........................................................................................      5

1.3         Mecânica quântica.......................................................................................     6

1.4         Origem e teoria do Quantum........................................................................    6

1.5         Configuração eletrônica................................................................................    6

   Referências bibliográficas................................................................................    8

  1. Introdução

As primeiras idéias sobre átomo foram idéias filosóficas, onde uma dessas idéias dizia que a palavra átomo significa indivisível.

Os gregos antigos tinham a idéia de que tudo que nos cerca é, de fato, constituído por um punhado de entidade simples (ATKINS; JONES, 2012).

“ Embora os filósofos gregos tenham suposto corretamente a existência de átomos, eles não podiam imaginar algo tão sutil como a estrutura de um átomo.” (ATKINS; JONES, 2012, p. 206).

1.1. Estrutura atômica

1.1.1. Modelos Atômicos

                O primeiro argumento convicente em favor dos átomos foi apresentado em 1803, pelo químico Jhon Dalton. Sua teoria atômica foi baseada nos seguintes modelos:

Toda matéria é composta de particulas fundamentais, os átomos; Os átomos são permanentes e indivisíveis, eles não podem ser criados nem destruídos; Os elementos são caracterizados por seus átomos. Todos os átomos de um dado elemento são identicos em todos os aspectos. Átomos de diferentes elementos tem diferentes propriedades; As transformações químicas consistem em uma combinação, separação ou rearranjo de átomos; Compostos químicos são formados de átomos de dois ou mais elementos em uma razão fixa (RUSSEL, 1994).

                        Contudo, Dalton deixou dúvidas em vários pontos. Ainda assim, sua contribuição para o entendimento quimico foi de grande valor, fornecendo estímulo ao mundo científico para começar a pensar sobre a existência dos átomos (RUSSEL, 1994).

                        Além do que esse modelo não explicava as características elétricas da matéria. Diante disso, no início do século XIX cientistas realizavam vários experimentos com eletricidades.

1.2. Natureza elétrica

                        Em 1887, o físico inglês J.J. Thomson mostrou que as partículas em raios catódicos sáo carregadas negativamente.

        Provou a afirmação mostrando que o raio pode ser desviado se passar entre placas de metais carregados opostamnte em um tubo de Crookes. A direção do desvio (para a placa carregada positivamente) mostra que as partículas do raio catódico carregam uma carga elétrica negativa (RUSSEL, 1994).

                        A partir de 1890 Thomson sugeriu que o átomo poderia ser uma esfera carregada positivamente na qual alguns elétrons estariam fortemente ligados. Este modelo de átomo foi denominado de “pudim de ameixa” (RUSSEL, 1994).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (123.6 Kb)   docx (32.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com