TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alquilação

Resenha: Alquilação. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/1/2015  •  Resenha  •  786 Palavras (4 Páginas)  •  331 Visualizações

Página 1 de 4

O Cloro reage com metano para formar compostos clorados:

CH4 + Cl2 ----> CH3Cl + HCl (CH3Cl = clorometano)

CH3Cl + Cl2 -----> CH2Cl2 + HCl (CH2Cl2 = diclorometano)

CH2Cl2 + Cl2 -------> CHCl3 + HCl (CHCl3 = triclorometano ou clorofórmio, acho que era usado como anestésico porém é tóxico)

CHCl3 + Cl2 -------> CCl4 + HCl (CCl4 = tetracloreto de carbono, solvente tóxico e muito usado industrialmente)

Existem também os CFCs (clorofluorcarbonetos), compostos que fazem muito mal à camada de ozônio.Outro produto toxico é o Dicloro-Difenil-Tricloroetano (DDT) e foi usado como pesticida durante muito tempo.

o cloro reage com a água produzindo uma mistura dos ácidos clorídrico e hipocloroso.

Cl2(g) + H2O(l) -------> 2 H+(aq) + Cl-(aq) + ClO-(aq)

ou

Cl2(g) + H2O(l) -------> HCl + HClO

Por isso não se deve respirar o Cl2, pois ele pode reagir com a umidade do pulmão e matar você

O cloro líquido é obtido por meio da eletrólise de uma solução de cloreto de sódio e água. A aparência inicial é a de um gás amarelo-esverdeado, com odor forte e característico.

O gás cloro é pressurizado à baixa temperatura para ser liquefeito, transformando-se num líquido claro de cor âmbar. Ele é comercializado nesta forma, e seu transporte é feito em carros-tanque e cilindros de 900 Kg.

O cloro líquido é um produto presente em nosso cotidiano. É utilizado extensivamente na fabricação de PVC, no tratamento de água potável e de piscinas, no tratamento de esgotos, na fabricação de solventes clorados e de agroquímicos e como intermediário na produção de poliuretanos.

Também é utilizado na obtenção de diversos produtos químicos, como anticoagulantes, lubrificantes, fluidos para freios, fibras de poliéster, insumos farmacêuticos, entre muitos outros.

É empregado ainda como matéria-prima no processo produtivo do cloreto de hidrogênio, do ácido clorídrico, do hipoclorito de sódio e do dicloroetano.

Para o uso doméstico ou ao lidar com alimentos em restaurantes ou hotelaria é fundamental o uso correto dos produtos que melhor combatem os agentes infecciosos presentes nas águas e verduras.

O hipoclorito de cloro e seu derivado, a água sanitária, são os produtos mais usados para tratamento da água, tratamento de poços ou cisternas, e desinfecção em geral.

O cloro também é indicado para:

Lavagem de Verduras, Frutas e Hortaliças

Coloque numa bacia plástica água misturada com Água Sanitária, na proporção de 1 colher de sopa de Água Sanitária para cada litro de água.

Lave as verduras, frutas e hortaliças com água corrente em abundância, agite-as e depois mergulhe-as por 30 minutos na bacia plástica preparada anteriormente.

Lavar novamente com água de torneira para retirar a Água Sanitária.

Combate a doenças transmissíveis pela água.

Tanto o Hipoclorito de Sódio, que contém 10% a 13% de cloro ativo, como a Água Sanitária, com 2,0% a 2,5% de cloro ativo são muito eficientes no combate a doenças potencialmente transmissíveis pela água, dentre elas as febres tifóides e para-tifóides, a hepatite infecciosa e a cólera.

O combate à disseminação dessas doenças, do ponto de vista bacteriológico, consiste na desinfecção da água ou na eliminação de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com