TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alumen

Projeto de pesquisa: Alumen. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  373 Palavras (2 Páginas)  •  530 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA

MATHEUS OURIQUES ALEXANDRE E CARLOS

PRODUÇÃO DE ALÚMEN

SÍNTESE DE ALÚMEN

PALHOÇA

2013

INTRODUÇÃO

O alumínio é um metal prateado pouco denso e apresenta propriedades características dos metais.

A produção de alumínio começa com a matéria-prima bauxita. Uma rocha encontrada poucos metros abaixo do solo. A bauxita é transportada para a usina, onde é lavada para eliminar a argila e britada, antes de ser transportada para o refino. A alumina, ou óxido de alumínio, é extraído da bauxita por meio de refinamento. A alumina é obtida a partir da dissolução da bauxita em uma solução aquecida de soda cáustica e cal. A solução é aquecida e filtrada e a alumina remanescente é seca, até se transformar em um pó branco. A próxima parada é a fábrica de alumínio, onde a alumina refinada é transformada em alumínio. São necessárias três matérias-primas para se produzir o alumínio: óxido de alumínio, eletricidade e carbono. Uma cuba, a eletricidade circula entre um polo negativo (catodo) e um polo positivo (anodo), ambos feitos de carbono. O anodo reage com o oxigênio da alumina e forma gás carbônico (CO2). Deste processo resulta o alumínio líquido, que pode, então, ser retirado da cuba.

O maior problema da produção de alumínio é o alto consumo de energia elétrica, a média de uma fábrica fabricando o metal chega a ser comparada com o consumo de uma cidade de porte médio. (Ricardo Feltre, 1996, pg. 221).

A reciclagem desse material é muito importante para o equilíbrio ecológico e econômico. Um composto importante do alumínio é o alúmen que pode ser utilizado no tratamento da água, produção de pão, desodorantes, fertilizantes e outros. (Kotz C. John, 2002, pg. 245).

CONCLUSÃO

Com a realização deste trabalho experimental estudou-se a produção do cristal de alúmen através da realização de processos físico – químicos com alumínio sólido e solução de hidróxido de potássio e ácido sulfúrico.

Após o experimento se obteve a formação de dois monocristais. Com cálculos realizados foi permitido mostrar que

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Feltre. Ricardo, Edição segunda, Moderna editora, 1996.

Kotz C. John, Treichel Jr. Paul. Química e Reações Químicas. Edição quarta LTC

Produção de alumínio. Disponivel em: <http://www.hydro.com/pt/Aluminio/A-Hydro-no-Brasil/Sobre-o-aluminio/como-aluminio-e-produzido/> acessado em: 28/10/2013 as 16h57min.

...

Baixar como  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »