TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo dirigido de alumen

Por:   •  6/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  497 Palavras (2 Páginas)  •  709 Visualizações

Página 1 de 2

LEIA ATENTAMENTE:

SOMENTE SERÃO ACEITOS TRABALHOS EM EQUIPE  MINIMO 2 E MAXIMO 3 ALUNOS

Caso seja detectada a cópia de trabalhos entre equipes, o mesmo será considerado com nota zero, para a equipe que Plagiou e para a equipe que permitiu o Plagio.

Deve haver capa e referências bibliográficas. Norma conforme páginas 41 e 42 do caderno de trabalhos acadêmicos da UNISUL, devendo apresentar nome completo e em ordem alfabética dos integrantes do grupo.

O trabalho deve ser digitalizado respeitando as normas da ABNT, NBR 14724 PUBLICADA EM 2005 ou consultar normas de trabalhos acadêmicos da UNISUL (site da biblioteca).

  1. Um sólido, geralmente é definido por sua estrutura interna, como na figura 1. Após a análise da figura 1, pesquisa e explique (1) o que são sólidos cristalinos, sólidos amorfos e sólidos semicristalinos. (2) Quais são os tipos de ligações químicas que proporcionam a formação de sólido cristalino. Explique. (3) O que justifica o sólido amorfo e semicristalino. (4) Dê exemplos.

        Figura 1: Diversas células unitárias.

[pic 2]

               Fonte: Silva J., 2012.

  1. O aço é um exemplo de sólido cristalino com grande aplicação na indústria, e representa um material metálico com estrutura cristalina. (1) qual é a estrutura cristalina do aço. (2) Aponte no mínimo 3 outras aplicações dos sólidos cristalinos na construção civil, especificando o tipo de estrutura.

  1. Os sólidos cristalinos possuem estruturas cúbicas variadas, que lhe proporcionam características diferentes na estrutura cristalina. Desenhe três sistemas cúbicos, nomeando-os e apontando suas principais características estruturais e de propriedades.
  1. Nos sistemas cúbicos estão representadas células unitárias a partir de sua organização interna. Explique o que são células unitárias e exemplifique através de uma estrutura cúbica.
  1. O alúmen é um composto útil obtido através de um processo químico, que pode ser obtido através da reciclagem de latas vazias de alumínio, figura 2. Explique como esse processo químico acontece e de qual reação é obtido o alúmen de potássio.

               Figura 2: Latas de alumínio.

[pic 3]

Fonte: Vinícius, 2011.

  1. Na obtenção do alúmen, são feitos cálculos matemáticos, para saber o rendimento a partir da reciclagem do alumínio. Mostre os cálculos do rendimento do procedimento realizado.

  1. Na formação do alúmen podem ser produzidos dois tipos de cristais: o monocristal e o policristal. Explique cada um deles e como ocorre sua formação.
  1. O alúmen é uma substância não tóxica, não inflamável e inodora, que possui várias aplicações, uma delas é o tratamento de água. Neste caso o alúmen é utilizado para o processo de floculação. Explique como acontece o processo de floculação, utilizando-se do alúmen.
  1.  Faça a redação de uma conclusão de seus aprendizados sobre o assunto abordado, elaborando um texto com no mínimo 15 linhas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (204.1 Kb)   docx (200.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com