TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Catalítica Da Amilase Salivar

Por:   •  17/3/2024  •  Relatório de pesquisa  •  575 Palavras (3 Páginas)  •  32 Visualizações

Página 1 de 3

ATIVIDADE CATALITICA DA AMILASE SALIVAR

1. Descreva os procedimentos realizado durante a aula, explicando as etapas e quais materiais utilizados.

Essa prática foi feita para ver a possível hidrolise química e enzimática do amido. Para realização de atividade foi utilizada na hidrolise química, 3ml da solução de ácido clorídrico (HCL), 30ml de amido 1% e na enzimática, 3ml da amilase salivar, 30ml de amido 1% e 15ml de água. Essas soluções foram distribuas igualmente em 6 tubos, 3 para cada de hidrolise. Na próxima etapa, iremos verificar se a mudança de temperatura vai interferir nos processos de hidrolise, a primeira amostra de cada hidrolise será exposta ao banho de gelo por 1 minuto. Depois para tentar visualizar a reação foi utilizando 5 gotas da solução de lugol 2%, que possui uma concentração de iodo que reage com a composição do amido. No primeiro momento, ao colocar essa solução foi possível ver nas duas amostras uma cor esverdeada, o que indica que ainda não houve degradação, porém ao passar alguns minutos, foi possível observar essas soluções clareando, o que significa que está ocorrendo a degradação.

Nessa parte, iremos verificar se o aquecimento também interfere no processo de hidrolise. As segundas amostras irão ficar 10 minutos no banho maria e posteriormente passaram para o banho de gelo para retomar a temperatura, ao adicionar o lugol 2%, é possível observar o lugol reagindo com o amido e assim formando uma cor azul escura, o que mais uma vez indica que não houve hidrolise. Já as terceiras amostras ficaram 20 minutos no banho maria e posteriormente passaram para o banho de gelo para retomar a temperatura, ao acrescentar a solução de lugol as amostras ficaram azul escuro, sendo assim, também não houve hidrolise.

Materiais utilizados: Pipetas de vidro, tubo de ensaio, solução lugol, solução de amido, solução de HCL, estante para tubo de ensaio, Pêra de borracha, papel toalha, banho maria e cronometro.

2. Responda as Perguntas:

Qual a composição bioquímica do amido?

O amido é um carboidrato (hidrato de carbono), que por sua vez, são compostos que contém a função mista poliálcool-aldeído e poliálcool-cetona.

Qual o objetivo do uso de HCl, aquecimento e resfriamento no procedimento da hidrólise química do amido?

A reação com aplicação de ácido clorídrico favorece a hidrolise do amido. Dessa forma ao se misturar este composto numa reação, produz-se glicose como produto final.

Descreva a sequência de transformações operadas pela amilase na molécula da amilose.

Com a mastigação há liberação da enzima amilase, presente na saliva. Ela catalisará a hidrólise nas ligações glicosídicas da amilase, resultando em maltose, glicose e amilopectina; e das ligações da amilopectina, consequentemente resultando em dextrina, mistura de polissacarídeos.

Explique

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (42.6 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com