TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aço carbono

Tese: Aço carbono. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/5/2014  •  Tese  •  929 Palavras (4 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 4

1. Aço comum ao carbono

As propriedades mecânicas dos aços-carbono são afetadas, em princípio, pelos dois fatores seguintes:

- composição química;

- microestrutura.

O ferro gusa, primeira etapa de fabricação do aço, é o mesmo para todos os produtos. Na fase seguinte, quando os elementos de liga são adicionados ou suprimidos no ferro gusa, é que são determinadas as grandes famílias de aço, dos mais rígidos aos mais estampáveis. O Carbono é o principal elemento endurecedor em relação ao ferro. Outros elementos, como o manganês, o silício e o fósforo, participam igualmente do ajuste do nível de resistência do aço. A quantidade de Carbono define sua classificação: o baixo carbono possui no máximo 0,30% do elemento; o médio carbono apresenta de 0,30 a 0,60% e o alto carbono possui de 0,60 a 1,00%.

2. Latão

O latão é uma liga metálica de cobre e zinco

O Zinco é adicionado ao Cobre para permitir a produção de peças que exigem maior resistência mecânica que pode oferecer o Cobre Puro. O fato do Latão ser mais duro (menos dutil) que o Cobre, faz comque, seja necessário maior número de recozimentos para produção da bitola desejada em comparação com o Cobre Puro. Quanto maior o percentual de Zinco, menor é a dutibilidade e maior é a dureza e, maior a dificuldade de trabalhar a liga.

3. Ferro fundido cinzento

O ferro fundido é uma liga de ferro em mistura eutética com elementos à base de carbono e silíciode sucata); elevada usinabilidade, devida à presença de grafita livre em sua microestrutura; Alta fluidez na fundição, permitindo a fundição de peças com paredes finas e complexas; e facilidade de fabricação, já que não exige equipamentos complexos para controle de fusão e solidificação.

Este tipo de material é utilizado em larga escala pela indústria de máquinas e equipamentos, indústria automobilística, ferroviária, naval e outras. A presença de veios de tipos de matriz metálica (variações nos teores de perlita e cementita). Podem ser submetidos a tratamentos térmicos para endurecimento localizado, porém, em geral, são utilizados principalmente no estado bruto de fundição, podendo ainda ser normalizado ou recozido, por tratamento térmico.

4. Platina

Ouro misturado com metal branco.

A platina é utilizada principalmente na forma de metal livre, como catalisador em reações de hidrogenização em química orgânica. A maior parte de platina produzida no mundo é utilizada na produção de catalisadores para escapamento de veículos automotores.

5. Aço inoxidável

O aço inox, nome popular para o açoinoxidável, constitui-se de uma liga entre ferro e crómio, mas também pode contar substâncias como níquel, o molibdénio e alguns outros elementos. Sua principal característica é apresentar propriedades mecânicassuperiores aos tipos de aço comuns, o que faz com que o material possua grande resistência à oxidação.

São inúmeras as aplicações para o aço inox em eletrodomésticos e pequenos utensílios. Além disso, peças para veículos como escapamentos devem possuir o aço para evitar sua deterioração com o tempo. Na construção, o uso do aço inoxidável é cada vez mais frequente, em particular nas regiões litorâneas, em que a grande umidade do ar pode ocasionar ainda mais oxidação nos aços considerados comuns. Na indústria, o material é muito utilizado na obtenção de petróleo e na fabricação de alimentos e sua grande resistência ao efeito do tempo fez com que o aço inox fosse essencial na fabricação de placas de sinalização visual e fachadas de prédios.

6. Liga de titânio

7. Magnésio

O magnésio é um elemento químico de símbolo Mg de número atômico 12 (12 prótons e 12 elétrons)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com