TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BIOMAS

Projeto de pesquisa: BIOMAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/10/2013  •  Projeto de pesquisa  •  5.279 Palavras (22 Páginas)  •  326 Visualizações

Página 1 de 22

1. Introdução

O objetivo dessa atividade extraclasse é visar e abordar os conhecimentos adquiridos em meios como a internet, livros e outros recursos apresentando aqui as características que estão presentes nos principais biomas brasileiros.

2. Desenvolvimento

Bioma é uma comunidade de plantas e animais, com formas de vidas e condições ambientais semelhantes, cada bioma é representado por um tipo de vegetação principal que lhe confere uma característica visual. Um bioma pode ter uma ou mais vegetações predominantes. É influenciado pelo clima, tipo de solo e outros, há semelhanças das paisagens, apesar de poderem ter diferentes animais e plantas, devido à convergência evolutiva. O Brasil possui um território com cerca de 8,5 milhões de quilômetros quadrados ocupando quase metade do continente sul-americano. Nosso país possui vários tipos climáticos. Essa diversificação contribui para a formação de diferentes biomas. Essa variedade de biomas é devido à grande diversidade de fauna e flora brasileiras, das quais muitas espécies são nativas do Brasil. Isso acontece porque aqui encontramos a maior biodiversidade do mundo.

Os principais biomas brasileiros são: Floresta Amazônica, Caatinga, Campos Mata Sulinos, Cerrado, Costeiro, Ecótonos, Mata Atlântica e Pantanal.

2.1 A Amazônica

Também conhecida como Floresta Amazônica, Floresta Equatorial da Amazônia e Floresta Pluvial, é uma floresta latifoliada úmida que cobre a maior parte da Bacia Amazônica da América do Sul. A Amazônia representa mais da metade das florestas tropicais remanescentes no planeta e compreende a mais biodiversa de floresta tropical do mundo.

O clima um fator de grande relevância para biodiversidade dos ecossistemas. Com um clima equatorial úmido, chove bastante, porém, a temperatura é elevada, causam às cheias os níveis dos rios sobem causando grandes alagamentos, o que pode causar um ambiente mais ou menos adequado à vida de várias espécies.

A variada fauna se constata por haver mais de trinta milhões de espécies e muitas que ainda não foram estudadas pelo homem dentre a grande diversidade de animais, pode-se destacar os macacos como os mais famosos, são diversificadas espécies de primatas entre eles o Uacari-branco, Macaco Guariba, Coatás, Barrigudos, Saguis e Macaco-aranha. Mamíferos terrestres e aquáticos também fazem parte do ecossistema, as onças pintadas, os tamanduás representam muito bem o primeiro grupo, enquanto que o segundo grupo pode ser representado pelo peixe-boi e pelos botos. Podem ser observados os mais diversificados tipos de serpente, jacarés, lagartos e tartarugas representando os répteis e entre os anfíbios estão grande numero de rãs sapos e pererecas. As aves fazem parte deste contexto, grandes partes estão em processo de extinção, entretanto, podem-se observar araras, tucanos, papagaios e periquitos sobrevoando as densas copas das árvores da floresta Amazônica.

Imagem 01

Fonte: http://zoovirtualbr.blogspot.com.br/2009/12/uacari-branco.html

Nome: Uacari Branco

Nome científico: Cacajau calvus

Imagem 02

Fonte: http://pink.dornbeast.com/?p=652

Nome: Onça Pintada

Nome científico: Panthera onca

A vegetação do bioma Amazônia se apresenta em três categorias:

Matas de Várzea: São matas que sofrem com as constantes enchentes, partes delas estão localizadas em terras altas onde ocorre inundação apenas em determinado período do ano. Enquanto que nas regiões baixas as inundações são constantes e se assemelham as matas de igapó.

Imagem 03

Fonte: geoconceicao.blogspot.com.br

Nome: Seringueira

Nome científico: Hevea brasiliensis

Matas de Terra Firme ou caaetê: Estas se localizam em partes altas e por esse motivo não sofrem com as costumeiras enchentes, nestas estão localizadas as mais frondosas árvores, as de grande porte como a castanheira do Pará, Gaucho e Guaraná.

Imagem 04

Fonte: geoconceicao.blogspot.com.br

Nome: Guaraná

Nome científico: Paullinia cupana Kunth

Matas de Igapó ou caaigapó: Localizada em locais baixos, sua vegetação se caracteriza por pequenos arbustos, cipós e musgos. A vitória régia brasileira conhecida mundialmente é encontrada nesse tipo de mata.

Imagem 05

Fonte: geoconceicao.blogspot.com.br

Nome:Vitoria Regia

Nome científico: Victoria amazonica

Cerca de 15% do bioma da Floresta Amazônica foi desmatado, sobretudo a partir da década de 1970 com a constrição de rodovias e instalação de atividades mineradoras, garimpeiras, agrícolas e de exploração madeireira.

O solo é arenoso e pobre, que não se presta para a agricultura, apenas 14% deste presta a esta prática. Encontra-se uma fina camada de nutrientes que se forma a partir de folhas secas caídas, animais mortos e frutas, que se constitui de matéria orgânica em decomposição denominada húmus que é muito importante para algumas espécies vegetais da região. A camada de húmus é extremamente importante para a conservação e equilíbrio de todos os ecossistemas vegetais, estes poucos nutrientes são, logo absorvidos pelas raízes das árvores e logo liberados de volta, é uma constante reciclagem de nutrientes.

De todos os biomas este é o maior ocupando muito mais de 40% do território brasileiro. A área da Amazônia brasileira abrange 3,7 milhões de km², apesar de sua riqueza de habitats e diversificada biodiversidade ainda há profundas lacunas de conhecimentos por parte do homem sobre algumas espécies existentes no bioma de modo que o processo de conservação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com