TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Calibração de vidro em laboratórios

Artigo: Calibração de vidro em laboratórios. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/1/2015  •  Artigo  •  316 Palavras (2 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 2

Calibração de Vidrarias évisa checar se o volume indicado na mesma é o volume real.

Para isso é utilizado Água destilada ou Deionizada onde será determinado a partir do volume a massa contida a uma certa temperatura.Por exemplo, pesa-se um balão volumetrico onde sua indicação diz 100ml, adicona-se água destilada até a marca e pesa-se novamente para obter a massa da água, o esperado é 0,998403g , pois esta é a densidade de 100ml de água a 20ºC. Se não der isso e apresentar massa 0,994g é feito um calculo baseado na massa para saber o volume real encontrado e ver se ela atende a especificação sobre os possiveis desvios encontrados, e se estão de acordo com as normas como por exemplo a ASTM(americana) ou a NBR(Brasileira) Para cada temperatura da água existem valores já definidos em uma tabela de conversão para sua densidade , exemplos 15ºC = 0,999098g ou 25ºC = 0,997043g

Resumindo vc encontrará o volume calibrado de acordo com a massa da água. Utilizando o cálculo de densidade.

Alem deste método existem ainda por exemplo numa Bureta o tempo de escoamento ou seja , o tempo que um certo volume demora para escoar totalmente. Exemplo , uma Bureta de 50ml não pode escoar em tempo menor que 60 segundos , isso indicaria que mesmo o volume estando correto ela poderá estar com a ponta levemente danificada impossibilitando sua calibração.

Tecnicamente falando agora :

Calibração é o conjunto de operações que estabelece , em condições específicas , a correspondência entre o estimulo e a resposta de um instrumento de medir. O resultado obtido permite determinar erros de indicação.

Uma norma muito comum em laboratórios que são certificados para calibração de vidrarias é a ISO/IEC 17025 que trata desse assunto de maneira muito especial levando em conta fatores de incertezas de medição como erro de paralaxe(variação de interpretação do olho de cada analista em uma medição)

Temperatura da sala, umidade do ar..etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com