TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Característica química da família do minério feldspato

Relatório de pesquisa: Característica química da família do minério feldspato. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/12/2013  •  Relatório de pesquisa  •  4.493 Palavras (18 Páginas)  •  674 Visualizações

Página 1 de 18

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO...................................................................................................4

2. A HISTÓRIA DO FELDSPATO..........................................................................6

3. CARACTERÍSTICA QUÍMICA DA FAMÍLIA DO MINÉRIO FELDSPATO.........7

4. FOTOMICROGRAFICA...................................................................................12

5. RESERVAS.....................................................................................................14

6. EXTRAÇÃO.....................................................................................................15

7. OPERAÇÕES DO PROCESSO PRODUTIVO................................................16

8. PRODUÇÃO....................................................................................................17

9. COMERICIO EXTERIOR.................................................................................19

10. CONSUMO APARENTE..................................................................................20

11. PREÇO............................................................................................................22

12. BALANÇO PRODUÇÃO-CONSUMO..............................................................24

13. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA...................................................................27

Fig.2- Molécula de polianilina.

INTRODUÇÃO

Minha atenção em primeiro lugar voltou-se para a palavra “Feldspato” na tabela periódica tal elemento não existia e nas fórmulas químicas também não fazia o menor sentido, por exemplo, “NaCl” (mistura de Sódio (Na) com Cloro (Cl) formando assim o cloreto de sódio por ligação iônica), mas obviamente não era o caso, o que vem então a ser “Feldspato” ?

Feldspato (do alemão feld, campo; e spat, uma rocha que não contém minério) é o nome de uma importante família de minerais, do grupo dos tectossilicatos, constituintes de rochas que formam cerca de 60% da crosta terrestre (ando em cima de muito feldspato e nem sabia disto). Eles cristalizam do magma nos sistemas triclínico ou monoclínico, tanto em rochas intrusivas quanto extrusivas; os feldspatos ocorrem como minerais compactos, como filões, em pegmatitas e se desenvolvem em muitos tipos de rochas metamórficas. Também podem ser encontrados em alguns tipos de rochas sedimentares.

São silicatos de alumínio contendo diferentes proporções de cálcio, potássio e sódio e também associados a diversos outros minerais, o que torna bastante difícil a quantificação de suas reservas com alto grau de precisão.

Em todos os países produtores as reservas de feldspato são expressivas. No Brasil as reservas (medidas + indicadas) oficialmente conhecidas são da ordem de 171,3 milhões de toneladas, destacando-se o estado de Minas Gerais (com 53,1% dessas reservas) e o estado de São Paulo (37,4%). Os estados da Bahia, Ceará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Santa Catarina são também detentores de reservas de feldspato.

Possui numerosas aplicações na indústria, devido ao seu teor em álcalis e alumina, é bastante utilizado no fabrico de vidro (sobretudo feldspatos potássicos; reduzem a temperatura de fusão do quartzo, ajudando a controlar a viscosidade do vidro); papel de destaque em fabricação de cerâmicas (é o segundo ingrediente mais importante depois das argilas; aumentam a resistência e durabilidade das cerâmicas); em produtos vidrados, como louça sanitária, louça de cozinha, porcelanas para aplicações elétricas e em elétrodos de soldadura, abrasivos ligeiros, produção de uretano, espuma de látex, agregados para construção. Como material de incorporação em tintas, plásticos e borrachas devido à sua boa dispersibilidade, por serem quimicamente inertes, apresentarem ph estável, alta resistência à abrasão e congelamento e pelo seu índice de refração (nestas aplicações usam-se feldspatos finamente moídos).

A HISTÓRIA DO FELDSPATO

A história da descoberta do Feldspato é tão antiga quanto à própria humanidade e sua utilização também, embora sua história não seja tão conhecida como a de outros materiais, porém sua origem de utilização acompanha o homem desde a Antiguidade até o laboratório moderno, toda a cerâmica tem seu inicio no período Mesolítico.

As origens das cerâmicas datam da pré-história, quando o homem descobriu que os recipientes feitos de argila mudavam as suas características mecânicas e incrementavam sua resistência frente à água se eram esquentados no fogo. No Egito descobriu-se que, recobrindo a superfície com misturas de determinados minerais (sobretudo misturas baseadas no feldspato e a galena, esta se cobria com uma capa muito dura e brilhante, o esmalte, cuja cor podia variar livremente adicionando pequenas quantidades de outros minerais e/ou condições de aeração no forno). Estas tecnologias difundiram-se rapidamente. Na China aperfeiçoaram-se as tecnologias de fabricação das cerâmicas até descobrir a porcelana no século VII. Somente no século XVIII foi que Johann Friedrich Böttger reinventou o processo em Europa.

Ainda hoje a cerâmica é um campo abertos à investigação pelo uso e pela sua história.

CARACTERÍSTICAS QUÍMICAS DA FAMÍLIA DE MINÉRIOS DE FELDSPATO.

Cor: Branco róseo.

Aspecto óptico: Translúcido e transparente.

Brilho: Não-metálico, vítreo.

Dureza: Escala de Mosh: 6,0 a 6,5.

Peso especifico: 2,5 a 2,8.

Sistema de cristalização: Monoclínico, triclínico.

Habito:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.8 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com