TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Características dos compostos orgânicos e inorgânicos

Seminário: Características dos compostos orgânicos e inorgânicos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/2/2015  •  Seminário  •  574 Palavras (3 Páginas)  •  364 Visualizações

Página 1 de 3

Caracterização de Compostos Orgânicos e Inorgânicos

01.

Cloreto de Potássio: KCl

Cânfora: C10H16O

Parafina: C8H18

Cal: CaO

Maisena: C6H10O5

Bicarbonato de Sódio: NaHCO3

Sal de Cozinha: NaCl

02.

Solubilidade pode ser definida pela quantidade máxima que uma determinada substância (soluto) pode se desolver em um líquido. A solubilidade em água depende de alguns fatores, eles são: a força de interação entre as partículas próximas do soluto antes da dissociação(interações soluto-soluto); a força de interação entre as moléculas de água e as do soluto antes da dissociação(interações soluto-solvente) e as forças de interação entre as moléculas de água e as do soluto antes da dissociação(interações soluto-solvente).

Geralmente o que acontece é que os semelhantes dissolvem semelhantes, ou seja, isso significa que um solvente dessolvera um soluto se eles apresentarem estruturas semelhantes. Geralmente solventes polares tendem a dissolver solutos polares, e solventes não polares a dissolver solutos não polares, mas há execeções.

Quanto mais forte forem as atrações intermoleculares entre as moléculas de soluto e solvente, maior sera a sua solubilidade. Por essa razão podemos concluir que moléculas de solutos polares tendem a se dissolver mais facilmente em solventes polares.

06.

Solubilidade

A)

Observando o sal cloreto de potássio foi observado que ele foi solúvel em água e insolúvel em álcool e tetracloreto, a sua solibilidade em água ocorreu porque a ligação intramolecular que ocorre no cloreto de potássio é a iônica, e quando compostos iônicos entram em contato direto com a água por ser uma excelente fonte de condutividade eletríca ocorre a dissosiação, liberando íons(cations e ânios) na água, não foi solúvel em tetracloreto porque um é polar e o outro apolar, esse sal também é solúvel em acetatos, entretando ele apresenta uma exeção que é o etanol(C2H6O) porque a polariade do etanol não é forte o suficiente para solubilizar completamente o cloreto de potássio.

B) Observando a cânfora foi possivel concluir que ela apresenta uma ligação intermolecular do tipo ponte de hidrogênio, essa é uma ligação muito forte, entretando, devido ao tamanho de sua cadeia, a cânfora passa a ser uma molécula apolar , assim não sendo solúvel em água que é uma molécula polar, e também, apresenta a ligação ponte de higrogênio, e sendo solúvel em etanol e tetracloreto ambos porque ambos são apolares.

C) A parafina é um composto orgânico derivado do petróleo e também um hidrocarboneto. Ela é muito conhecida por seu alto nível

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com