TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Classificação de catiões

Artigo: Classificação de catiões. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2014  •  Artigo  •  488 Palavras (2 Páginas)  •  300 Visualizações

Página 1 de 2

Os cátions são íons com carga positiva, ou seja, átomos que perderam elétrons de sua última camada eletrônica. Eles podem ser classificados em cinco grupos. Os reagentes usados para classificação de cátions mais comuns são: o ácido Clorídrico, o ácido Sulfúrico, o sulfeto de amônio e o carbonato de amônio. A classificação se faz pelo modo como os cátions iram reagir a tais reagentes. Para isso, é necessária uma divisão inicial destes em cinco grupos, utilizando como critério a precipitação de cátions em determinados reagentes Sendo assim, pode-se dizer que a classificação dos íons mais comuns se baseia nas diferenças de solubilidade de seus cloretos, sulfetos e carbonatos.

Grupo I

Os cátions deste grupo formam precipitado com ácido. Clorídrico diluído. Os íons deste grupo são: Pb+2, Hg2+2 e Ag+. Todos precipitados são brancos.

Cátions que pertencem ao grupo:

Chumbo (Pb+2);

Mercúrio (Hg22+);

Prata (Ag+).

Reagente do grupo: ácido clorídrico diluído 2M.

Reação do grupo: precipitado branco de cloreto de chumbo (PbCl2), cloreto de mercúrio (I) (Hg2Cl2) e cloretode prata (AgCl).

Grupo II

Os cátions deste grupo não reagem com ácido clorídrico, mas formam precipitado com ácido Sulfídrico em meio ácido mineral diluído. Os íons desse grupo são: Hg+2, Bi+3, Pb+2, Cu+2, Cd+2. Todos precipitados são pretos, exceto o CdS que é amarelo

Cátions pertencentes ao grupo:

Chumbo (II)

Mercúrio (II);

Bismuto (III);

Cobre (II);

Cádmio (II);

Arsênio (III) e (V);

Antimônio(III) e (V);

Estanho (II) e (IV). Reagente do grupo: sulfeto de hidrogênio (gás ou solução aquosa saturada).

Grupo III

Os cátions deste grupo não reagem nem com ácido Clorídrico nem com ácido Sulfídrico em meio ácido mineral diluído. Todavia formam precipitados com sulfeto de amônio em meio amoniacal e fortemente eletrolítico. Os cátions deste grupo podem ser subdivididos em 3A e 3B. Os íons do grupo 3A são: Fe+3, Cr+3, Al+3. Precipitados: Fe(OH)3 castanho, Cr(OH)3 verde claro e Al(OH)3 branco. Os íons do grupo 3B são: Fe+2, Mn+2, Zn+2, Co+2, Ni+2. Todos precipitados são pretos, exceto ZnS que é branco e MnS que é rosado.

Grupo IV

Os cátions deste grupo não reagem nem com reagente do grupo I, nem do II, nem do III. Eles formam precipitado com carbonato de amônio na presença de cloreto de amônio em meio neutro ou levemente ácido. Os cátions desse grupo são: Ba+2, Ca+2, Sr+2. Todos precipitados são brancos.

Grupo V

Os cátions deste grupo não apresentam reagente geral. São solúveis nos precipitantes de outros grupos, fato pelo qual estão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com