TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Consumo cociente de energia

Por:   •  22/11/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.226 Palavras (5 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 5

UNIUBE- UNIVERSIDADE DE UBERABA

LICENCIATURA EM QUÍMICA – EAD

FÍSICA I

DAS NOSSAS CASAS À MATRIZ ENERGÉTICA: AÇÕES PARA REDUÇÃO DO CONSUMO DE ENERGIA A NÍVEL INDIVIDUAL

Uberaba

Outubro, 2015

André Luiz de Souza

Angélica Costa

Cristiane Andrade da Silva

Daniel Antunes Barbosa

Rodrigo Gonçalves da Silva

DAS NOSSAS CASAS À MATRIZ ENERGÉTICA: AÇÕES PARA REDUÇÃO DO CONSUMO DE ENERGIA A NÍVEL INDIVIDUAL

Professor: Welington Mrad Joaquim

Turma 8 – Etapa 2

Uberaba

Outubro, 2015

1. O BRASIL E SUA MATRIZ ENERGÉTICA

Quando se analisa a matriz energética brasileira tende-se a pensar num suposto relaxamento existente no Brasil em relação à mesma: enquanto o mundo corre atrás de fontes renováveis e menos poluentes de energia, o Brasil, dono de um território com grande potencial físico para a implantação de quase todas as formas relevantes de energia limpa que conhecemos atualmente parece estar despreocupado e faz uso razoável das formas tradicionais e poluentes, e, em situações de emergência, como a da falta de água, o país recorre às termelétricas, que utilizam em sua maioria, combustíveis fósseis para a produção de eletricidade. (GOLDENBERG E LUCON, 2007). Ainda sim, segundo a Confederação Nacional da Indústria, em na primeira década do século, o Brasil possuía uma matriz energética onde a participação de energias renováveis era mais de três vezes maior à apresentada pelo resto do mundo. (CNI, 2007).

Figura 1Matriz energética brasileira recente

Nosso país possui um território muito grande, com enorme incidência de luz do sol, tornando evidente a possibilidade de exploração da fonte solar de energia. Também possui partes de seu território, como na região nordeste, que são um ótimo local para a construção de parques de geração de energia eólica. Além do mais, o país é exemplo na utilização de biomassa, como os derivados de cana-de-açúcar e eucalipto, apontados como grande exemplo de fonte alternativa de energia. Este último tipo de fonte de energia tem causado grandes problemas, que são sistematicamente esquecidos, como os desmatamentos gerados devido à plantação da cana-de-açúcar e eucalipto; poluição na queimada da cana; a vinhaça, resíduo gerado na produção do etanol, a poluição dos rios onde se encontram as usinas; e uso mão de obra escrava, entre outros. Por sua vez, as grandes plantações de eucalipto trazem um impacto ambiental grande, tais como: erosão do solo, impactos sobre a biodiversidade, no lençol freático, entre outros por se tratar de uma monocultura e uma planta exótica.

O petróleo significa uma fonte basilar na matriz energética brasileira, e também consome muito da verba destinada aos investimentos em energia. Ele tem sustentado praticamente metade da nossa demanda por energia, e sendo o suporte nas horas de falta d'água. A demanda da indústria, por um lado, e a da sociedade com nossos carros, por outro, tornam o petróleo crucial. Mesmo aqueles grupos econômicos interessados em investir em produção de energia não dispensam a criação de termelétricas, e também não são induzidos, pelo Estado ou sociedade, a realizarem projetos arrojados, como acontece em outros países como na China com seu programa de investimento em energia solar. (GOLDENBERG E LUCON, 2007).

Não somos uma sociedade cega em relação ao nosso potencial energético. O país, atualmente, passa por uma situação estrutural desfavorável, pois não consegue suprir eficientemente a demanda energética que possui. Prova disso foi o apagão e o racionamento no início dos anos 2000 e o recente aumento das tarifas de luz, que há muito vinha sendo subsidiada, como também é o caso da gasolina. Isto contribui para que a nação continue a ser extremamente dependente do petróleo, ao passo que nos dá dois caminhos futuros: ou diminuímos a nossa demanda por energia e vivemos às voltas com racionamentos e aumento de preços, o que parece ser difícil, ou criamos novas fontes de energia que aumentem a oferta e aliviem o petróleo. Estas novas fontes podem ser sujas ou limpas, tudo dependerá, segundo acreditamos, das preferências individuais dos consumidores e cidadãos do nosso país.

2. REDUZINDO O CONSUMO DE ENERGIA A NÍVEL INDIVIDUAL

Nosso grupo prezou por um projeto que se preocupasse com a conscientização em relação ao uso de energia elétrica ao nível individual, por dois motivos. Primeiro porque, como somos alunos de ensino à distância e vivemos em cidades distintas, não seria do proveito de todos uma tentativa de estudar os potenciais de uma cidade específica. Segundo, porque

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (54.2 Kb)   docx (14.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com