TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Corrosão galvânica

Tese: Corrosão galvânica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/10/2014  •  Tese  •  536 Palavras (3 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 3

Corrosão Galvânica

A corrosão galvânica e seus processos pode ser uma das formas mais comuns e freqüentes de corrosão na natureza, bem como um dos mais destrutivas.O contato elétrico entre materiais diferentes resulta no processo corrosivo conhecido como corrosão galvânica. Galvanização, é, aplicação de uma película de zinco, é também uma forma clássica de proteção. Mas, na realidade, é também uma proteção catódica: o zinco, por ter um potencial mais negativo que o aço, atua como anodo, que é consumido no lugar do aço. A intensidade deste tipo de corrosão será proporcional à distância entre os valores dos materiais envolvidos na tabela de potenciais eletroquímicos, em outras palavras, na "nobreza" dos materiais. Exerce influência neste tipo de corrosão a proporcionalidade entre as áreas anódica e catódica. Tal proporção deverá ser menor possível com vistas a se obter a mínima corrosão na área anódica aliada a sua uniformidade. A presença de íons metálicos no eletrólito é um fator importante nesta corrosão. No caso de os íons no eletrólito serem mais catódicos que os materias com os quais possam ter contato, haverá corrosão devido a reações de troca entre o metal e os cátions dissolvidos, com consequente oxidação do metal da estrutura em questão. A corrosão galvânica pode ser utilizada como uma forma de proteção contra corrosão.

É o caso dos Aços Galvanizados (por eletrodeposição de Zn ou por imersão a quente). O Zn é o elemento menos nobre. Quando o aço é recoberto de Zn, numa falha do revestimento tem-se a corrosão preferencial do Zn, enquanto o aço permanece imune. Isto ocorre porque o Zn coloca o aço abaixo do potencial de equilíbrio do Fe.

É um exemplo comum a reação da solução de um sal de cobre como eletrólito, a qual contém íons Cu2+ em contato com metais ferrosos, como por exemplo, o aço: Fe(s) + Cu2+(aq) → Fe2+(aq) + Cu(s)

A corrosão induzida por Microorganismos

A corrosão induzida por microorganismos (CIM), também chamada de microbiana ou microbiológica, é aquela onde a corrosão do material metálico se processa sob a influência de microrganismos

Os microrganismos vistos até o momento se relacionam, em menor ou maior grau, aos processos de biocorrosão e bioacumulação (biofouling). Os microrganismos influenciam a corrosão de metais ao favorecer reações eletroquímicas que não são comuns em condições livres de microrganismos e pela alteração da superfície de contato com o meio, seja pela fixação dos próprios microrganismos, ou pela liberação de metabólitos no meio. É importante reconhecer que corrosão microbiológica em metais não difere fundamentalmente dos outros tipos de corrosões eletroquímicas em meio aquoso. Os microrganismos não consomem diretamente o metal da mesma maneira que consomem vários outras substâncias orgânicas. Mas sim, certos meios agressivos são criados por determinadas espécies de microrganismos através dos subprodutos oriundos de seus metabolismos.

A presença física de microrganismos também pode formar uma espécie de limo, provocando uma aeração diferencial, dando abertura à corrosão.

Dada à variedade de ambientes que podem proporcionar crescimento de bactérias, algas ou fungos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com