TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cromatografia em Coluna Clássica

Por:   •  25/11/2019  •  Relatório de pesquisa  •  1.383 Palavras (6 Páginas)  •  463 Visualizações

Página 1 de 6

                                                         UNICESUMAR

                       CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE

                                        BACHARELADO EM FARMÁCIA

                                                Ana Flávia de Cristo

                                Carolina de Almeida Marendaz Ferreira

                                          Damaris Pietroski Scolimoski

                                                 Denise Katerenhuk                              

                                            Franciele Correa da Silva                                      

                                  Lucas Matheus Postanovski de Paula                  

                                              Susana Correa Carvalho                                        

                                                    Ivaneia Gomes

                                           

                                                   

                                                   Ponta Grossa

                                                          2019

1. INTRODUÇÃO

Cromatografia em coluna clássica consiste em um processo analitico utlizado para diversar finalidades dentre eles a separação identificação e homogeneização de  variadas substâncias.  Essa técnica é baseada na migração dos compostos da mistura, os quais apresentam diferentes interações através de duas fases, a fase móvel (fase em que os componentes a serem isolados "correm" por um solvente fluido, que pode ser líquido ou gasoso) e fase estacionária (fase fixa em que o componente que está sendo separado ou identificado irá se fixar na superfície de outro material líquido ou sólido).(Magalhães 2015)

Existem vários tipos de cromatografia utilizados para diversos analitos A cromatografia em coluna é a mais antiga técnica cromatográfica. É uma técnica para separação de componentes entre duas fases, sólida e líquida, baseada na capacidade de absorção e solubilidade o processo ocorre em uma coluna de vidro ou metal, geralmente, com uma torneira na parte inferior. A coluna é preenchida com um adsorvente adequado que irá permitir o fluxo do solvente.(Magalhães 2015)

A salsa é originária da região do mediterrâneo e vem sendo utilizada há séculos principalmente por suas propriedades medicinais e aromáticas, além de apresentar altos teores de pró-vitamina A e vitamina C. Suas folhas apresentam grandes diversidades de formas e coloração verde escura brilhante. A origem da cultura de cebolinha vem da China e é caracterizada pela presença de bulbos brancos e alongados, com folhas verdes, longas e cilíndricas, apresentando propriedades iguais as da salsa (RUBATZKY; YAMAGUCHI, 1963).

2.OBJETIVO

Ultilizar de métodos analiticos (cromatografia em coluna clássica) analisar se a clorofila e carotenóides estão presentes em uma amostra de salsa (Petroselinum crispum)

3.MATERIAIS E MÉTODOS

Primeiramente pegou-se 2 gizes e triturou-se em um gral e pistilo. Pegou-se uma seringa de 20ml, retirou-se o embolo e adicionou-se algodão até aproximadamente 2ml, levou-se até a capela e adicionou-se éter de petróleo até umedecer todo o algodão. Pegou-se um suporte universal e colocou-se a seringa. Pegou-se um béquer tarou-se na balança e pesou-se aproximadamente 50g de salsinha, transferiu-se para um gral e triturou-se com um pistilo, transferiu-se para o béquer novamente, levou-se até a capela e adicionou-se 80ml de éter e 20ml de acetona, agitou-se suavemente. Logo após adicionou-se aos poucos o extrato na seringa(coluna), colocando um béquer embaixo da coluna para coletar o que passava por ela. Para o extrato passar mais rápido pela coluna colocou-se o embolo na seringa. Após todo o extrato passar pela coluna observou-se e discutiu-se.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (41.2 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com