TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DETERMINAÇÃO DE DUREZA TOTAL DA ÁGUA UTILIZANDO SOLUÇÃO PADRÃO DE ácido etilenodiamino tetra-acético (EDTA)

Por:   •  2/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  691 Palavras (3 Páginas)  •  554 Visualizações

Página 1 de 3

INSTITUTO FEDERAL DE MINAS GERAIS

CAMPUS BETIM

MEDIR O PONTO DE FUSÃO (P.F.) DO ÁCIDO SALICÍLICO

MARIA ANTÔNIA TEODORO DA SILVA

BETIM/MINAS GERAIS

2016

INTRODUÇÃO

O Ácido Salicílico é uma substancia orgânica sólida, cristalina, incolor e inodora que é muito utilizada na industria de cosméticos e possui o ponto de fusão igual a 157ºC.

 

IMAGEM 1: Fórmula do ácido salicílico

Na química orgânica as constantes físicas são propriedades particulares de cada molécula, e são utilizadas para verificar o grau de pureza ou mesmo a sua caracterização. Estas constantes estão associadas às forças intermoleculares que cada substância orgânica está sujeita devido às características de suas ligações ou interações.

O ponto de fusão é uma das constantes físicas que um sólido puro possui e é um método utilizado para verificar o seu grau de pureza. Ao fornecer calor, chamado, a um sólido ele se funde, passando do estado cristalino, perfeitamente ordenado, ao estado líquido, fluido e aleatório. Essa mudança de estado acontece em uma temperatura exata chamada de ponto de fusão. Logo, podemos dizer que o ponto de fusão é a temperatura que ocorre a transformação de uma substância no estado sólido para o estado líquido. Todo sólido puro possui um ponto de fusão definido e reprodutível. (DIAS, Ayres G.; COSTA, Marco Antonio; GUIMARÃES, Pedro,2004)

É esperado obter um valor que concorde exatamente com o resultado encontrado na literatura. Entretanto, pode-se ocorrer uma diferença de alguns graus entre o valor medido e o valor descrito na literatura. Esta diferença não significa necessariamente que o experimento foi realizado incorretamente ou que o material utilizado estava impuro ou que a amostra não estava com cem por cento de pureza; ao invés disto pode indicar que o instrumento utilizado não foi calibrado corretamente.

O aparelho fisatom 430 A, é utilizado para determinar o ponto de fusão simples a Seco permitindo determinar com precisão o ponto de fusão para até 3 tubos capilares com amostras químicas, ocupando um menor  e proporciona um menor tempo de espera entre os ciclos.

O sistema inclui controle eletrônico de aquecimento que possibilita várias rampas de temperatura, tempo curto de resfriamento assistido por ventilador, iluminação intensa uniforme e sistema ótico corrigido, de grande aumento. A faixa de temperatura é de até 300ºC. O aparelho aquece de 20 a 200º C em 5 min., de 20 a 250º C em 9min. e de 20 a 300º C em 21 min. O resfriamento: de 300 a 50 º C em 8 min.

IMAGEM 2: Fisatom 430 A

OBJETIVO

Verificar o ponto de fusão do ácido salicílico utilizando o aparelho FISATOM 430 A

MATERIAIS E REAGENTES

MATERIAIS:

  • Capilar
  • Tubo de Vidro
  • FISATOM 430 A
  • Vela

REAGENTES:

  • Ácido Salicilico

PROCEDIMENTOS

Primeiramente adicionou-se uma amostra do ácido salicílico a um capilar e o levou ate uma chama feita com a vela para fechar uma de suas extremidades.

Após esse procedimento, Levou-se o capilar ao FISATOM 430 A afim de medir o ponto de fusão. Anotou-se os dados e os verificou-se com o da literatura introdução.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Para o ácido salicílico entrar no estado de fusão, o aparelho teve de chegar a temperatura de 165ºC e ele se fundiu totalmente á 170ºC. Se considerado com a literatura, onde o valor do ponto de fusão do Ácido Salicílico é 157ºC, o valor que foi medido pelo equipamento se difere bastante, aumentando sim as chances de erros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (107.4 Kb)   docx (1.3 Mb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com