TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodos e procedimentos para determinação da dureza total

Por:   •  26/10/2017  •  Relatório de pesquisa  •  366 Palavras (2 Páginas)  •  473 Visualizações

Página 1 de 2

2. MATERIAIS E REAGENTES

Suporte universal

Papel indicador de pH

Garras para bureta

Béquer de 40 mL

Bureta de 25 mL

Solução de EDTA sódico 0,01 M

Pipeta volumétria de 3mL, 50mL e 25 mL

Indicador negro de eriocromo T

Erlenmeyer de 250 mL

Solução tampão de NH4OH concentrada

Funil de haste curta

Solução de NaOH

3. PROCEDIMENTOS

3.1. Determinação da dureza total da amostra por titulação

Ao iniciar o experimento foi necessário homogeneizar a amostra que seria analisada, em seguida com a utilização da pipeta volumétrica foram transferidos 50mL de amostra para um erlenmeyer de 250mL após esse procedimento com a utilização de um papel indicador mediu-se o pH da amostra, era preciso que esse pH fosse elevado a 10,0 então foi necessário acrescentar 1mL de solução tampão NH4OH.

Após esse procedimento foi inserido a quantidade de uma ponta de espátula de indicador negro de eriocromo T à amostra e posteriormente homogeneizado, então foi notório o aparecimento de uma coloração vermelho vinho, em seguida seguiu-se com a titulação, utilizando uma bureta de 25mL com solução EDTA sódico 0,01 M homogeneizando lentamente até o aparecimento demorado de uma coloração azul escuro e então anotou-se o V1 gasto.

Não foi preciso refazer o experimento para a água destilada (prova em branco) por esta já ter o valor 0 de magnésio e consequentemente não considerar dureza.

3.2. Determinação da dureza ao cálcio por titulação

Após a homogeneização foram transferidos 25mL da amostra para um erlenmeyer de 250mL e com ajuda do papel indicador mediu-se o pH, foi necessário aumentar seu pH para isso adicionou-se 2 mL de NaOH 1,0 M para que este fosse elevado a 12 ou 13, então novamente foi medido o pH para confirmação, assim ficou possível ver a precipitação do magnésio na forma de hidróxido. Em seguida foi adicionado a quantia de uma ponta de espátula de indicador negro de eriocromo T e homogeneizada a amostra a qual apareceu uma coloração vermelho-vinho, após isso prosseguiu-se com a titulação usando uma bureta de 25mL com a solução EDTA sódico 0,01 homogeneizando lentamente até o aparecimento da coloração azul, então foi anotado o V2 gasto.

Também não foi preciso refazer o experimento para a água destilada (prova em branco) por esta já ter o valor 0 de magnésio e consequentemente não considerar dureza.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (44.2 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com