TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Densidade de materiais sólidos e líquidos

Por:   •  24/6/2014  •  Relatório de pesquisa  •  1.363 Palavras (6 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 6

DISCIPLINA: QUIMICA ANALITICA

RELATORIO EXPERIMENTAL-AULA PRATICA N° 01

Titulo: Densidade

Objetivo:

Determinar experimentalmente a densidade de materiais sólidos e líquidos.

Introdução

A densidade é umas das propriedades que caracterizam uma substância, onde é uma característica própria de cada material, por isso é classificada como sendo uma propriedade específica.

A densidade é dividida como sendo a razão entre a massa de uma substância e o volume ocupado por esta massa.

Densidade= massa/volume

Para medirmos a densidade de um objeto qualquer precisamos saber a sua massa e volume, onde a massa pode ser medida por uma balança.

Os sólidos contém consistência muito alta na qual vai resultar uma grande quantidade de massa num volume pequeno, pois suas moléculas se encontram muito unidas uma das outras.

E se tivermos densidades diferentes com o mesmo nível de água a maior densidade desloca no menor volume, pois tem mais massa em um volume pequeno.

Já nos líquidos que tem densidades menores as partículas de suas moléculas se encontram mais distanciadas uma das outras.

Procedimento experimental

Densidade de metais

Pesou cada amostra e anotou a massa com precisão de 0,001g, após isto se usou uma proveta de 50 ml e anotou o volume com precisão de 0,1ml.

Colocou, cuidadosamente, cada amostra metálica dentro da proveta. Anotou-se o novo volume, anotou também a diferença entre os níveis de água.

Recuperou a mostra, e então repetiu o procedimento com todas as amostras.

Obteve os dados e efetuou o calculo da densidade de cada amostra, comparou-se os valores experimentais com dados da literatura.

Organizou os materiais e determinou a densidade de líquidos da seguinte forma:

Pesou um béquer de 150 ml, limpo e seco, com precisão de 0,001g. Anotou a massa obtida. Com uma pipeta volumétrica de 10, ml, transferiu 10 ml do liquido fornecido para o béquer previamente pesado ou tarado. Pesou imediatamente o conteúdo do béquer, e anotou a massa.

Recolheu o liquido utilizado, num frasco apropriado e então repetiu o procedimento com todas as amostras, após isto efetuou o calculo da densidade de cada amostra.

Resultado e discussão:

Primeiramente selecionamos os equipamentos para calcular a densidade dos líquidos, que foram dois béqueres, um de 150 ml para usar no procedimento experimental e outro de 250 ml para armazenar os líquidos usados. Usamos também uma pipeta junto com uma pera para melhor precisão no experimento. Decidimos calcular primeiramente a densidade da água, pesamos o béquer vazio na balança e registrou o valor de 86,717g logo após fazer isto, com ajuda da pipeta colocamos 10ml de água e anotou o seguinte valor:96,465g e então subtraiu os valores e a diferença foi usada como a massa da água em gramas esta diferença foi de 9,748g. Assim já tínhamos a massa e volume da água o que é preciso para se obter a densidade. Usamos a seguinte formula:

Densidade=massa/volume

Onde densidade =9,748g/10 ml=0,9748g/ml.

Ao analisarmos com a densidade obtida com os dados da literatura observou que o valor se aproximou muito onde o valor era 1,00ml, por questões de temperatura não obteve o mesmo resultado.

Limpamos as vidrarias e começamos o próximo liquido que era o álcool etílico, usamos as mesmas vidrarias que foram citadas acima e pesamos o béquer vazio e depois com o liquido em questão e obtemos os seguintes valores:

Vazio: 65,138g

Cheio: 74,118g

Massa: Vazio (65,138g)- Cheio (74,118g) = 7,98g

Efetuando o calculo da densidade: densidade = 7,98g/10,0ml=0,798g/ml ao analisarmos com os dados da literatura, onde a densidade era 0,789g/ml notou que a densidade obtida ficou um pouco acima, fato este que pode ser explicado por causa de, a pipeta não estava totalmente limpa e existia nela resto dos materiais passados.

Desta vez calculamos a densidade do óleo de cozinha que tinha como densidade em literatura 0,914-0,922 g/ml

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com