TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTABILIDADE DOS COMPOSTOS DE FTALOCIANINA

Por:   •  10/1/2017  •  Trabalho acadêmico  •  271 Palavras (2 Páginas)  •  271 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

TRABALHO 3 –  ESTABILIDADE DOS COMPOSTOS DE FTALOCIANINA

PROF. ALEXANDRE LEGENDRE


OTÁVIO AGUIAR

BAURU

2016

Os compostos ftalocianínicos podem ser definidos como policiclos que apresentam aromaticidade (uma vez que apresenta um arranjo planar e cíclico de 18 elétrons conjugados, estável devido à ocupação total dos orbitais moleculares ligantes), apresentando anéis benzênicos fundidos a pirróis. A alta densidade eletrônica e a presença de ligações π possibilitam a doação de pares de elétrons e a coordenação a um centro metálico como zinco, silício, alumínio e rutênio, por exemplo, sendo denominadas genericamente de ‘metaloftalocianinas’. O efeito da deslocalização eletrônica, portanto é um fator que causa uma elevada estabilização nesses compostos.

[pic 2]

Figura 1: Ftalocianina e complexo ftalocianínico

Um outro efeito responsável pela estabilidade dos compostos contendo ftalocianina está relacionado com o efeito quelato, uma vez que o ligante apresenta vários sítios de fixação no centro metálico, forma-se uma estrutura cíclica estável em que o metal é ‘cercado’ pelos sítios doadores. Termodinamicamente, espera-se uma constante de formação elevada para complexos ftalocianínicos (com aumento entrópico) uma vez o efeito possibilita a formação de anéis de seis membros, com pouca tensão estérica (além de alguns anéis de cinco já existentes, de menor tensão que os de seis membros) e dissociação improvável uma vez que ela exigiria a ruptura de várias ligações entre o centro metálico e átomos doadores que permaneceriam próximos do ácido de Lewis.

Um terceiro efeito responsável pela estabilidade desses compostos é o efeito macrocíclico, uma vez que o ligante, com vários átomos doadores e formando uma estável estrutura cíclica, promove uma estabilidade adicional ao complexo com mesmos átomos doadores (no caso, átomos de nitrogênio) se comparado a ligantes monodentados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (264.7 Kb)   docx (185.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com