TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EXPERIMENTO Nº 12 – GRUPO DO CARBONO

Por:   •  10/4/2017  •  Relatório de pesquisa  •  889 Palavras (4 Páginas)  •  1.406 Visualizações

Página 1 de 4

EXPERIMENTO Nº 12 – GRUPO DO CARBONO 

 

 

Trabalho referente a pratica do dia 30/05/2016 apresentado como requisito parcial para obtenção de aprovação na disciplina de QUÍMICA INORGÂNICA EXPERIMENTAL I, no curso de Engenharia Química, na Universidade do Grande Rio professor José de Souza Herdy – UNIGRANRIO. 

 SUMÁRIO 

1 - RESUMO ________________________________________________3 

2- INTRODUÇÃO _____________________________________________3/4 

3- OBJETIVO________________________________________________4 

4- MATERIAIS E REAGENTES___________________________________4/5 

5- PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL__________________________5/6 

6- RESULTADOS E DISCUSSÕES_______________________________5/6/7/8 

7-CONCLUSÃO_____________________________________________8 

8-BIBLIOGRAFIA_____________________________________________8 

 

 

1 - RESUMO 

Este trabalho é um relatório da aula de laboratório da disciplina de Química Inorgânica Experimental I, do dia 30/05/2016, onde foram realizados quatro experimentos. Uma titulação para saber os compostos e as reações importantes com o carbono.

2 – INTRODUÇÃO

O grupo 14, ou família 4A da tabela periódica. O grupo consiste dos elementos: carbono (C) , silício (Si), germânio (Ge), estanho (Sn) e chumbo (Pb). Os elementos químicos da Família do Carbono apresentam configuração eletrônica com quatro elétrons na camada de valência. Como regra geral, o primeiro átomo do grupo é sempre menor e mais eletronegativo, e por isso apresenta maior energia de ionização e, sendo mais covalente e menos metálico. Os raios covalentes, portanto, aumentam de cima para baixo. O carbono (C), que da nome a família, possui propriedades que o difere dos demais elementos do grupo. O principal fator diferenciador é a sua capacidade de se ligar a vários outros átomos de carbono, formando grandes cadeias. As ligações C-C são fortes, e as ligações Si-Si, Ge-Ge e Sn-Sn diminuem progressivamente de energia. Além disso, o carbono é o único capaz de formar ligações múltiplas (duplas e triplas ligações).

As energias de ionização decrescem do carbono para o silício (Si) e a seguir variam de forma irregular. A quantidade de energia necessária para ionizar um átomo desse grupo é muito altos e por isso, compostos iônicos simples são raros.O carbono apresenta ponto de fusão extremamente elevado (requer uma energia muito grande para romper as ligações covalentes fortes). Os elementos silício e germânio (Ge) fundem a temperaturas menores, porém, ainda assim, são bastante elevadas. Os pontos de fusão decrescem de cima para baixo porque as ligações M-M se tornam mais fracas à medida que os átomos aumentam de tamanho. Estanho (Sn) e chumbo (Pb) são metálicos e têm pontos de fusão baixos. Eles não aproveitam todos os quatro elétrons externos na ligação, contribuindo para a formação de uma ligação menos forte.

Compostos inorgânicos:

Dióxido de carbono (CO2); Monóxido de carbono (CO); Subóxido de carbono (C3O2).

3 – OBJETIVO

  • Observar os compostos
  • Analisar as reações importantes formadas pelo carbono

4 – MATERIAS E REAGENTES

4.1- Materiais:

  • Tubo de ensaio

4.2- Reagentes:

  • Cloreto de estanho
  • NaOH concentrado
  • Ca(OH)2 concentrado
  • Gás carbônico
  • Carvão ativo
  • Ácido sulfúrico concentrado
  • Ácido nítrico

5 – PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS

5.1- Em um tubo de ensaio colocar  2,0mL de cloreto de estanho e sobre este colocar um pequeno volume de NaOH concentrado logo após acrescentar excesso de NaOH. O que deve acontecer? Esta adição deve ser feita até obter uma solução límpida.

5.2- Em um tudo de ensaio colocar 2,0mL de Ca(OH)2 concentrado e sobre este colocar borbulhas de gás carbônico.

5.3- Em um tubo de ensaio colocar 0,5 gramas de carvão ativo. E sobre este se colocar cerca de 3,0mL de ácido sulfúrico concentrado.

5.4- Repetir o procedimento acima trocando o ácido sulfúrico por ácido nítrico. Colocar 5,0mL de água em um tubo de ensaio e sobre este borbulhar o máximo possível de gás carbônico. Colocar papel de tornassol azul, anotar o que acontece.

6 – RESULTADOS E DISCUSSÕES

6.1- No procedimento 5.1 colocou-se 2,0mL de SnCl2 e cerca de 5,0mL de NaOH. A solução passou de turva para incolor. Obs.: colocou-se NaOH até a solução ficar incolor, ou seja, não foram exatos 5,0mL de NaOH.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (322.8 Kb)   docx (906.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com