TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UNIDADE TEMÁTICA I - 2015 1.Carbono E Elementos Do Grupo IV - A Símbolo\nome Do Elemento Número Atómico Significado\Posição K L M N O P Q Período Grupo Valencia C - Carbono 6 2 4 2º IVA IV, II Si - Silício 14 2 8 4 3º IV

Dissertações: UNIDADE TEMÁTICA I - 2015 1.Carbono E Elementos Do Grupo IV - A Símbolo\nome Do Elemento Número Atómico Significado\Posição K L M N O P Q Período Grupo Valencia C - Carbono 6 2 4 2º IVA IV, II Si - Silício 14 2 8 4 3º IV. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/3/2015  •  2.785 Palavras (12 Páginas)  •  6.897 Visualizações

Página 1 de 12

UNIDADE TEMÁTICA I – 2015

1.Carbono e elementos do Grupo IV - A

Símbolo\nome do elemento Número atómico Significado\Posição

K L M N O P Q Período Grupo Valencia

C – Carbono 6 2 4 2º IVA IV, II

Si – Silício 14 2 8 4 3º IVA IV, II

Ge – Germânio 32 2 8 18 4 4º IVA IV, II

Sn – Estanho 50 2 8 18 18 4 5º IVA IV, II

Pb – Chumbo 82 2 8 18 32 18 4 6º IVA IV, II

Devido à estrutura atómica destes elementos, que apresentam igual número de electrões (4) na última camada e diferentes números atómicos, apresentam algumas propriedades semelhantes e outras diferentes. Assim todos eles são sólidos em CNTP (Condições Normais de Temperatura e Pressão).

Ao longo do grupo, a densidade aumenta de carbono ao Chumbo;

As temperaturas de ebulição e de fusão ao longo do grupo diminuem de cima para baixo;

No grupo, o carácter metálico aumenta de Crono para o chumbo. Deste modo o carbono e ametal, silício semi- metal enquanto os três últimos são metais.

O chumbo é o elemento mais denso.

Todos e reagem com oxigénioformando respectivos óxidos. Por exemplo, o carbono forma (CO; CO2); o Silício(SiO2); o Germânio (GeO); o Estanho (SnO) e o Chumbo (PbO).

De todos os elementos que constituem o grupo IV do sistema periódico, o carbono é o mais importante e, ocupa um lugar de destaque no grupo.

O carbono ocorre na natureza de duas formas fundamentais: sob forma de compostos, isto é, na forma combinada e na forma livre. Na forma combinada encontra-se na composição de proteínas, plásticos, combustíveis, borrachas, etc., e na forma livre, ocorre sob forma cristalina (entanto que diamante e grafite) ou amorfa (sem forma), por exemplo, carvões. O diamante e a grafite constituem as principais variedades alotrópicas do carbono.

Variedades alotrópicas ou alótropos: são duas ou mais substâncias elementares diferentes, com estruturas diferentes, propriedades físicas e químicas diferentes, sendo elas formadas por átomos de um mesmo elemento químico

Em química existe uma relação directa entre a estrutura das substâncias com as propriedades e aplicações das mesmas. Assim, a estruturação diferente apresentada tem como consequência a diferença nas propriedades e aplicações do diamante e da grafite.

A tabela a seguir mostra a diferença de propriedades e aplicações dos alótropos do carbono.

Substância Propriedades Físicas (cor,

Dureza, brilho) Nº de electrões

Que intervêm

nas ligações Estrutura

(formato) Condutibilidade

eléctrica e calor Aplicações

Diamante Incolor, dura, transparente e brilhante 4 Tetraédrica Mau condutor Produção de objectos

cortantes e de adorno;

como isolador eléctrico

Grafite Opaca, cinzento-escura, brilhometálico,

escorregadia ao

tacto, mole e

quebradiço. 3

o 4º electrão

é livre Em camadas Bom condutor Produção de lápis de

Carvão, eléctrodos e

feixes tubulares de

Permutadores de calor, lubrificante

1.4.1 Carvões

Existem dois tipos de carvões: o carvão artificial e o carvão natural.

Carvões artificiais– são carvões obtidos por destilação seca, calcinação ou combustão incompleta de certas substâncias ricas em carbono. Exemplos:

Carvão de Madeira – obtém-se através de dois processos:

Combustão incompleta da madeira, que para o efeito se dispõe em medas cobertas com uma camada de terra (areia) na qual se faz orifícios (madeira + oxigénio = monóxido de carbono ou Carbono + água).

Destilação seca da madeira sem acesso do ar. Este processo é muito importante do ponto de vista económico, pois permite o aproveitamento dos produtos voláteis (ácido acético, álcool metílico, acetona, etc).

Carvão Animal – obtém-se através da calcinação dos ossos sem gorduras, sangue e outras substâncias orgânicas, em que resulta um resíduo de carvão misturado com sais fosfatos.

Negro-de Fumo - resulta da combustão incompleta decertas substâncias orgânicas voláteis, ricas em carbono, como a resina, o alcatrão da hulha, hidrocarbonetos, óleos.

Carvões Naturais ou Minerais - são pedras sedimentares formadas ao longo de milhares de anos a partir de substâncias orgânicas tais como, troncos de árvores e madeiras na ausência de ar e sob altas pressões e calor.

A turfa, a lenhite, a hulha e a antracite são variedades de carvão mineral. A quantidade de calor do carvão depende da percentagem do carbono.

Os carvões minerais têm largas aplicações e ocorrem em diferentes partes do mundo, veja a tabela a seguir relativa à ocorrência e aplicações de carvões:

Substância Ocorrência Origem Tipos Aplicações

Mundo Moçambique

Carvão

Mineral América

do Norte,

Europa e

Ásia Moatize- Tete

(Hulha) Sedimentar Turfa,

Hulha,

Lenhite,

Antracite Sínteses orgânicas, fonte de

Energia (combustíveis),

fertilizantes, asfalto, detergente,

Medicina, redutor (indústria

metalúrgica)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com