TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Eletroquimica

Por:   •  10/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  311 Palavras (2 Páginas)  •  298 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução.

Eletroquímica é a área da química que utiliza a transferência de elétrons de uma reação de oxirredução, para o aproveitamento da formação de corrente elétrica, bem como o processo inverso: formação de energia química por meio da energia elétrica.

Conversão de energia química em energia elétrica.

Trata-se das pilhas (células eletroquímicas) e baterias, que são dispositivos onde são colocadas espécies químicas para reagirem espontaneamente, havendo transferência de elétrons entre elas, sendo que uma se reduz e a outra oxida. Essa transferência de elétrons é aproveitada para gerar corrente elétrica.

Pilhas são compostas apenas por dois eletrodos, cátodo (ocorre redução), ânodo (ocorre oxidação) e um eletrólito (ponte salina),que é um elemento utilizado em eletroquímica para unir duas semi-reações. Já as baterias são formadas por várias pilhas ligadas em série, em que o pólo positivo de uma é ligado ao pólo negativo da outra e assim sucessivamente.

Conversão de energia elétrica em energia química.

É um processo em que se passa uma corrente elétrica por um meio no estado líquido que possui íons, produzindo reações químicas denominadas eletrólise. Se o líquido for uma substância fundida, dizemos que é uma eletrólise ígnea. Mas se for uma solução aquosa então tem uma eletrólise em meio aquoso. A eletrólise é feita em uma cuba eletrolítica, onde o líquido é colocado e são mergulhados nele dois eletrodos9. Esses eletrodos estão ligados a um gerador que fornece a corrente elétrica.

As pilhas voltaicas, que também são chamadas de células galvânicas são células eletroquímicas em que uma reação redox espontânea produz corrente elétrica, quando uma reação possui um valor positivo de variação potencial (E) e um valor negativo de variação da energia livre (ΔG), e procede para atingir o equilíbrio. Já na célula eletrolítica converte energia elétrica para energia química quando uma corrente elétrica direciona uma reação como valor negativo de (E) e valor positivo de (ΔG) em uma direção para longe do equilíbrio.

 

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (63.8 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com