TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estearato de sódio

Tese: Estearato de sódio. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/6/2014  •  Tese  •  825 Palavras (4 Páginas)  •  861 Visualizações

Página 1 de 4

Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações

Trabalhos Gratuitos

Trabalho Completo Ralatório Física

Ralatório Física

Imprimir Trabalho!

Cadastre-se - Buscar 155 000+ Trabalhos e Monografias

Categoria: Outras

Enviado por: GabyVeiga 22 agosto 2013

Palavras: 765 | Páginas: 4

Questionário:

1. Qual a fórmula química do sabão, considerando-o como um estearato de sódio solúvel ? Cite algumas desvantagens que o mesmo pode apresentar.

C17H35COO-Na+

O sabão comum em geral é um sal de sódio, que é solúvel em água. Ao contrario, os sais de Ca2+, Mg2+ ou Fe2+ são insolúveis em água, de modo que um sabão não pode ser utilizado com eficiência num meio que contenha esses íons que (água dura); uma vez que nesse caso os sais insolúveis precipitam e aderem ao tecido que esta sendo lavado. O sabão comum apresenta problema relacionado com a formaçao de sais insoluvies quando em contato com a água dura.

2. O que é um trocador de íons ? Caracterize os melhores trocadores de íons.

A troca iônica é um método domestico típico para amaciamento da água. Nesse procedimento a água dura passa por uma leito de resina de troca iônica: perolas de plástico com grupos aniônicos covalentemente ligados, como COO- ou SO-3. Esses grupos carregados negativamente têm íons Na+ ligados a eles com objetivo de balancear suas cargas, então os íons Ca2+ e outros cátions na água dura são atraídos para os grupos aniônicos e deslocam os íons Na+ com cargas menores para a água, ou seja, um tipo de íon é trocado pelo outro. Um processo utilizado em grande escala para o abrandamento de água municipal é o calcário-barrilha, a água é tratada com calcário, CaO e cinzas de barrilha, Na2CO3, esse processo precipita os íons Ca2+ como CaCO3 e Mg2+ como Mg(OH)2.

3. Em que consiste a água deionizada ? Onde ela é empregada ?

Água desionizada: é o processo de remoção total dos íons presentes na água, através de resina catiônicas e aniônicas; é a água que teve sua carga elétrica neutralizada pela remoção ou adição de elétrons. Esse processo remove da água nitratos, cálcio e magnésio além de cádmio, bário, chumbo e algumas formas de rádio.

A água deionizada é amplamente empregada na indústria química e em produção farmacêutica. Essa água é quimicamente pura e, entretanto, facilmente contaminada por bactérias de baixo requerimento nutritivo, tais como: bactérias gram-negativas não fermentativas e outras.É empregada para produção de produtos farmacêuticos, em aquários, análises físico-químicas e outros. A água deionizada também é utilizada em produtos cosmacêuticos, que fazem tratamento específico para determinados tipos de pele e tipos de lesões específicas; normalmente, são produtos com maior valor agregado.

4. Cite os principais processos utilizados para o abrandamento da água.

• Abrandamento por precipitação química

“A água também pode ser abrandada, embora não totalmente, por processos químicos como tratamento com cal Ca(OH)2 e barrilha (Na2CO3) também chamado “cal sodada” ou fosfatos. Estes processos são usados quando a dureza da água é excessivamente elevada e não se encontra nenhuma outra fonte de água de melhor qualidade”. Neste caso, o processo se dá por adição de cal (CaO) e carbonato de sódio (Na2CO3). A cal é utilizada para elevar o pH da água fornecendo a alcalinidade necessária, enquanto o carbonato de sódio pode fornecer a alcalinidade para a reação e também os íons carbonato necessários.

• Abrandamento por troca iônica

“Este método consiste em fazer a água atravessar uma resina catiônica que captura os íons Ca2+ e Mg2+, substituindo-os por íons que formarão compostos solúveis e não prejudiciais ao homem, tais como o Na+. As resinas possuem limites para a troca iônica, ficando saturadas de Ca2+ e Mg2+. Esta saturação recebe o nome de ciclo. Após, completado o ciclo, deve ser feita a regeneração da resina, que acontece com a adição de solução de cloreto de sódio (NaCl)”

5. Diferencie detergentes “duros” de detergentes “moles”.

A diferença desses detergentes é que os duros são difíceis de degradarem biologicamente e utiliza-se para estes o NaOH, enquanto que os moles são biodegradáveis e preparados utilizando KOH.

6. Explique o significado de “água dura”.

A água dura é aquela que contém maior concentração de sais, principalmente de cálcio e magnésio.

7. Diferencie água “temporariamente dura” de “permanentemente dura”.

Temporariamente: são aquelas que contém íons de cálcio e/ou magnésio na forma de bicarbonato. O abrandamento pode ser efetuado por fervura ou pela adição de substância amolecedoras, tais como: hidróxido de sódio, hidróxido de cálcio, carbonato de sódio, bicarbonato de sódio, fosfato de trissódico.

Permanente são aquelas que apresentam íons de cálcio e/ou magnésio na forma de outros ânions, como: cloretos, nitratos, sulfatos, etc. O abrandamento não pode ser efetuado por fervura e sim somente por adição de substância que provocam o amolecimento, tais como as já citadas anteriormente. O método mais comum para se remover a dureza, tanto a temporária como a permanente, da água é a passagem da água dura através de um trocador de íons.

TrabalhosGratuitos.com

Um Exclusivo Banco de Dados de Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames

Acesso a mais de 155.000+ Trabalhos Prontos

Obter melhores notas!

ABSOLUTAMENTE nenhuma taxa de adesão. Nós apenas solicitamos que você doe um trabalho para o site. Sua assinatura será ativada imediatamente!

Informações

...

Baixar como  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »