TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Experimento Quimico com vela

Por:   •  25/7/2015  •  Trabalho acadêmico  •  511 Palavras (3 Páginas)  •  690 Visualizações

Página 1 de 3

Experimentos realizados na sala de laboratório da instituição, sendo dividido em equipes da turma I na data de 27/05/2015. 

EXPERIMENTO Nº01 – VELA

Materiais e reagentes

1 pedaço 5 cm de Vela

1 Becker de 100 ml;   *(utilizado por nossa equipe)

1 Becker de 250 ml;

1 Becker de 400 ml;

1 palito de fósforo;

Neste experimento cada grupo utilizou um tamanho diferente de Becker (100, 250 e 400ml), e os materiais na mesma quantidade (pedaço de vela e fósforo).

Ascendemos o fósforo, em seguida a vela, e depois cada grupo colocou o  Becker de cabeça para baixo sobre a vela acesa. Observamos que para os Beckers maiores, devido a quantidade de oxigênio aprisionado em maior quantidade, a vela permaneceu por mais tempo acesa.

EXPERIMENTO Nº02 – PASTILHA DE AÇUCAR

Materiais e reagentes

2 medidas de açúcar cristal

1 medida de bicarbonato de sódio;

2 ml de álcool;

200 gr de areia média;

1 Almofariz;

1 Espátula;

1 Pera;

1 Pipeta;

1 Forma;

1 caneta;

1 folha de papel toalha;

1 fósforo.

Dentro de um almofariz e com auxílio da espátula, misturamos 2 medidas de açúcar cristal a 1 medida de bicarbonato de sódio, homogeneizando essa massa, em seguida, fazendo uso da pipeta com a pera, adicionamos 2 ml de álcool junto a massa homogeneizada. Com o uso da espátula, preenchemos a forma, e, utilizando uma caneta, prensamos a massa até obter o resultado de uma pastilha, a qual foi desformada sobre uma folha de papel toalha, onde foi feito sua secagem a temperatura ambiente.

Após lavagem do almofariz, preenchemos o mesmo com aproximadamente 200gr de areia, abrindo um orifício sobre a areia, o qual receberá a pastilha, de forma em que 50% da pastilha fique em exposição e a outra metade dentro do orifício na areia.

Com o uso da pipeta e a pera, colocamos 5 ml de álcool sobre a areia de forma circular ao redor da pastilha. Ascendemos o fosforo sobre a areia embebedada de álcool.

Neste experimento, observamos a queima da pastilha, formando uma espécie de suspiro em forma de carvão, e, na medida em que ia queimando, seu tamanho crescia. Ao final da reação, notamos que a pastilha não queimou até o fim. Conforme observação da equipe, esse fato se deu por conta da pastilha não estar totalmente seca e pela quantidade baixa de alcool sobre a areia, resultando num menor aquecimento por parte da areia que envolvia a pastilha. 

Observações do experimento dos outros grupos (???)

EXPERIMENTO Nº03 – ALGODÃO 

Materiais e reagentes

1 Almofariz

2 Becker de 100ml

1 bastão de vidro

1 conta gotas

20 ml de Acido Sulfúrico (H2SO4);

10 gr de Permanganato de Potássio;

1 pedaço de algodão;

20 ml de Álcool.

Com um pedaço de algodão, (não deixar o algodão prensado, ficando de forma solta) dentro do almofariz, e fazendo uso do conta gotas, colocamos 10 gotas de álcool.

Neste experimento, utilizamos em cada Becker isoladamente uma pequena quantidade de de Ácido Sulfúrico e também Permanganato de Potássio. Com o uso do bastão de vidro, embebedamos a ponta no H2SO4, em seguida, o mesmo bastão em outro Becker sobre o Permanganato de Potássio. Colocamos o bastão sobre o algodão e observamos a reação de combustão imediata sobre o algodão.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (80.5 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com